SIMEI: Mais forte, mais ampla

Feira realizada na Itália mostra caminhos para a indústria de bebidas

Tradicional feira voltada a vitivinicultores, a SIMEI, realizada a cada dois anos em Milão, na Itália, chegou, com a edição realizada entre 12 e 15 de novembro de 2024, à sua 30ª edição. E mostrou força, mesmo em meio a um cenário de inflação crescente e incertezas econômicas vivido pelos europeus.

Com 578 expositores, a feira registrou crescimento, e de quebra ainda expandiu o escopo de atuação, com maior diversidade de ofertas em sua área de exposição, voltadas a outros segmentos da indústria de bebidas. O resultado, celebrado pela gerente da feira, Monica Pedrazzini (veja AQUI), foi um número significativo de visitantes, com destaque para a internacionalização – foram registradas delegações vindas de 32 países.

A presença de ofertas dirigidas a um público mais amplo do que o composto majoritariamente por produtores de vinhos e de azeite – o público tradicional da SIMEI nos anos anteriores – se deu não apenas pelos atrativos oficialmente oferecidos, como a realização do 1º Fórum para Cervejas e a Distillo Expo (área de exibição voltada a destilarias), mas também por iniciativa dos próprios expositores, que ao atender (bem) o mercado de vinhos qualificam-se para dar vazão às demandas de outros setores, como os de cervejas especiais, destilados e bebidas premium.

Veja abaixo alguns dos destaques da feira registrados pela equipe de EmbalagemMarca, que visitou o evento a convite dos organizadores, por sua boa presença e cobertura sistemática do setor de bebidas.

A próxima edição da SIMEI já está agendada. A feira ocorrerá em Milão entre 17 e 20 de novembro de 2026.

Amostras perfeitas

De olho nas vinícolas interessadas em ampliar seus mercados, a Vinovae divulgou na Simei um serviço de amostragem em pequenas garrafas de PET, batizadas de Vinotte, com capacidade de 20ml, 40ml ou 50ml, destinadas a facilitar o envio de diferentes tipos de vinho para que potenciais pontos de venda os provem antes de adquirir lotes mais robustos.

A empresa garante que o envase, feito sem contato com oxigênio, e as embalagens, fechadas com tampas tipo screw-cap de alumínio, asseguram as qualidades organolépticas da bebida, fazendo com que as amostras sejam idênticas ao vinho envasado nas embalagens originais.

Como serviço adicional, a empresa oferece a adaptação dos rótulos para o tamanho da Vinotte, mantendo a identidade visual das marcas.

A solução, que também é anunciada como adequada para destilados, também pode ser adaptada para garrafas de vidro, inclusive com tamanhos maiores, para criar alternativas miniaturizadas das bebidas. Segundo a empresa, essa solução tem muito apelo nas lojas Duty Free dos aeroportos, por exemplo.

Elegantes e fáceis de abrir

Tradicional fabricante de fechamentos, a Crealis trouxe para a Simei uma alternativa para garrafas de dose única, nomeada Pedistrip. Voltada ao segmento de hotéis, restaurantes e serviçis de catering, a tampa metálica baixa, com diâmetro de 38mm (há uma versão de 62mm para potes), possui uma aba para facilitar a abertura. O mecanismo é tamper-evident (evidencia violações), e está disponível também para bebidas com gás (nesse caso, há um liner na parte interna).

Pequenas e charmosas

Aproveitando-se do fluxo de visitantes dos mercados de azeite e de destilados, a Reis Packaging expôs garrafas de vidro pequenas (grande parte com 250ml e 500ml, apesar de haver também embalagens ainda menores), desenhadas especialmente para formar um visual harmônico com os fechamentos padrão utilizados nas garrafas de maior volume.

Direcionadas ao mercado de luxo, as garrafas destacavam-se pela qualidade das paredes e pelo design apurado.

Mudança molecular de cor

Em meio às inúmeras possibilidades de decoração direta de vidro apresentadas pela P&P Promotion, uma se destacava: a obtenção de cor por meio de alteração molecular, uma tecnologia desenvolvida e patenteada pela empresa em 2006, e que vem evoluindo desde então. Em vez de tinta, é utilizado pó de vidro colorido, que passa a fazer parte integrante da estrutura da garrafa, criando um efeito permanente, de alta resistência.

A P&P Promotion afirma ser possível obter uma vasta gama de tonalidades e texturas, inclusive de forma localizada, e diz ter acabamentos premium em cores metálicas, iridescentes, peroladas e transparentes.

Relevo em alta

No campo dos rótulos, destacou-se, nos corredores da Simei, uma tendência peculiar: o uso recorrente de alto relevo (inclusive com a aplicação de objetos) para comunicar valor superior às bebidas.

A estratégia foi observada em diferentes estandes, e está alinhada com a busca por diferenciação em categorias muito concorridas e com diversidade de apresentações, como as de vinho e de destilados especiais.

Rotuladoras inteligentes

A onda da indústria 4.0 já está consolidada como tendência importante para os próximos anos, num contexto em que a mão de obra industrial se torna mais escassa e cara, e em que a automação se mostra o caminho mais seguro para melhorar produtividade e eficiência.

Na Simei, um dos destaques foi a tecnologia TelescoPE, da PE Labellers, uma solução baseada em Inteligência Artificial que pode ser agregada a alguns equipamentos da empresa para gerenciar os processos ligados à rotulagem.

Com isso, a máquina usa os dados históricos e as informações em tempo real para detectar pontos de ineficiência e fazer recomendações que ajudem a melhorá-los, otimizando as operações e gerando uma base de dados de grande valia para a gestão industrial.

A TelescoPE foi uma das vencedoras do Desafio de Inovação “Lucio Mastroberardino” 2024, prêmio com foco nas inovações mais interessantes em tecnologia aplicada à cadeia de suprimentos de vinho e bebidas.

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