Atuação da Brasilata no mercado de rolhas metálicas cresce 20% em 2024

A empresa realizou fabricação de 100 milhões de tampinhas com QR codes serializados para promoções especiais

A Brasilata registrou um crescimento notável na produção de tampas pry-off e twist-off (rolhas metálicas) destinadas ao mercado de cervejarias da América Latina no primeiro semestre de 2024. A empresa reportou um aumento de 20% na produção em comparação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pela parceria bem-sucedida com grandes cervejarias brasileiras e pelo crescimento nas vendas de embalagens inteligentes, que ajudam marcas a gerar dados sobre seus consumidores.

Em uma campanha realizada em Minas Gerais, garrafas retornáveis de 300 e 600 mililitros de cerveja foram distribuídas em bares e restaurantes do estado com um QR Code impresso no lado interno das tampinhas. Ao escanear o código, os consumidores podiam acessar um programa de pontos, acumulando benefícios e descontos para a compra de bebidas, serviços e produtos.

O QR Code impresso no verso das tampinhas é serializado, ou seja, único e exclusivo para cada garrafa, garantindo um ambiente seguro e personalizado para que o consumidor tenha uma “experiência de pertencimento” ao participar das promoções. O desenvolvimento das tampinhas, realizado pela Brasilata, também incluiu acabamentos especiais para preservar o sabor original da cerveja.

“Por unir o mundo físico da embalagem com a inteligência digital, o smart packaging é uma ferramenta poderosa para interagir e engajar o consumidor. Arrisco a dizer que é o maior case de smart packaging para engajamento de consumidores já feito no mundo”, explica o especialista em embalagens inteligentes Manoel Müller, que participou do desenvolvimento da solução.

A Brasilata conquistou três prêmios internacionais no renomado The Canmaker Cans of the Year 2023, da revista The Canmaker, sendo reconhecida na categoria “Extremidades, Tampas e Fechos”, no qual foram produzidas mais de 100 milhões de tampas pry-off com QR Codes únicos em uma ação para os consumidores. O ranking reconhece o que há de melhor em inovação em embalagens metálicas e é uma das celebrações internacionais mais antigas na indústria de latas, desde 1996. Apenas três empresas brasileiras ganharam categorias.

A Brasilata, que faturou R$ 1,2 bilhão em 2023, opera em diversos setores, incluindo higiene e cosméticos, alimentício, químico, tintas, promocional e bebidas. Com unidades em cinco estados brasileiros, a produção de rolhas metálicas personalizadas é realizada em Rio Verde, Goiás. Angelo Thomaz Landim Junior, gerente comercial da unidade, revela que a Brasilata fechou contrato para 150 milhões de embalagens inteligentes, incluindo exportações para a América Latina. “Os testes iniciais no Rio de Janeiro e Minas Gerais foram muito bem-sucedidos. Estamos agora expandindo o processo de exportação para outros países da América Latina”, afirma.

No caso das embalagens inteligentes, os QR codes são usados para oferecer informações personalizadas aos consumidores e às marcas. Eles são usados para rastrear produtos, facilitar logística reversa, fornecer geolocalização, realidade aumentada, gamificação, oferecer promoções personalizadas e facilitar o feedback do cliente. Os códigos podem ser alfanuméricos, de barras sequenciais ou aleatórios e barramétrico bidimensional.

A unidade também oferece soluções para o setor alimentício, tintas e químicos. “Localizada estrategicamente em Rio Verde – Goiás, no centro do país, nossa unidade está bem posicionada para atender a demanda crescente. Esperamos que a produção para o setor de cervejarias cresça acima de dois dígitos nos próximos cinco anos com a implementação de embalagens inteligentes”, prevê Angelo.

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