O mercado cervejeiro segue em ritmo de crescimento no Brasil, de acordo com dados do Anuário da Cerveja 2024, divulgado pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Diante de um cenário tão competitivo, as marcas têm recorrido à criatividade e à tecnologia para que os seus produtos se tornem visualmente mais atrativos e interativos com o consumidor. É o que explica Keyse Ramalho, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Avery Dennison, companhia líder mundial em soluções autoadesivas para rótulos e etiquetas.
Pensando na estratégia de diferenciação em gôndola, Keyse aponta como tendência a escolha crescente das marcas por rótulos autoadesivos feitos especificamente para esta aplicação em embalagens de cervejas, resistentes à umidade e muitas vezes com aspecto o “no label look”. Desenvolvidos em material transparente, eles destacam todas as informações necessárias sem parecer que a embalagem possui um rótulo, transmitindo um valor de qualidade ao consumidor que passa a ter percepção de um produto mais sofisticado e mais premium.
“Os consumidores têm buscado, cada vez mais, experiências inéditas e exclusivas, e isso se torna ainda mais evidente no mercado de cervejas artesanais e premium. A autenticidade e a criatividade é que o chama atenção desse público, diante da possibilidade de experimentar uma bebida única e prazerosa. Utilizar o rótulo para transmitir diferenciação é a forma mais simplista de se destacar neste mercado de cervejas especiais, pois é nele que o consumidor é impactado. Pequenos detalhes fazem a diferença”, aponta Keyse.
Materiais texturizados e acabamentos premium
Pensando no aspecto do visual atrativo, além das soluções “no label look”, Keyse aponta como tendência a escolha por rótulos texturizados, que forneçam uma experiência sensorial aos consumidores, assim como a aplicação de acabamentos premium; uma aposta certeira que envolve alguns conceitos como a seleção de papéis texturizados e acabamentos gráficos, como o hotstamping, que proporcionam um impacto visual devido ao efeito sofisticado dado às embalagens.
“Vemos hoje grandes marcas de cerveja, em padrão premium e artesanal, que se consolidaram no mercado a partir dessas estratégias e aplicações. Os materiais texturizados, com relevos, acabamentos foscos ou macios, podem conquistar o consumidor ao criar uma experiência única e memorável, assim como estabelecer uma conexão emocional quando este rótulo é capaz de contar uma história por meio dessa percepção. Essas aplicações sensoriais ajudam a refletir desde o estilo da marca até as características da própria cerveja, muitas vezes, antes mesmo que o consumidor faça a degustação da bebida. Uma estratégia de NeuroMarketing a qual muitas empresas estão utilizando e obtendo resultados”, explica a executiva.
Rótulos interativos
Considerando a tecnologia como uma tendência já amplamente utilizada, sua aplicação em rótulos e etiquetas pode garantir o aspecto da interatividade entre as marcas e seus consumidores. Segundo Fabiana Wu, gerente de RFID da Avery Dennison para a América Latina, essas interações ajudam a transformar o rótulo em uma dupla experiência sensorial e digital, trabalham o engajamento do público-alvo e envolvem a integração, por exemplo, de QR Codes, tecnologias NFC (Near Field Communication) e RFID (Radio Frequency Identification).
“A aplicação de um QR code em um rótulo de cerveja artesanal pode levar o consumidor a um conteúdo exclusivo, como vídeos sobre o processo de fabricação, harmonizações, playlists musicais e até brindes digitais. Quando pensamos em rótulos com soluções NFC, por meio de um smartphone o consumidor pode embarcar em uma viagem pela cervejaria, passando pela fabricação artesanal, pelo processo de fermentação e logística. Além disso, o sistema permite a interação, fazendo com que a marca também conheça melhor os hábitos de consumo do seu cliente, um processo que facilita o aprimoramento constante do produto”, ressalta Fabiana.
Crescimento no mercado
Uma rápida observação sobre o desempenho do mercado de cervejas, especialmente as artesanais e as premium, demonstra que o ritmo de expansão deve seguir essa constante para os próximos anos, como já vem acontecendo.
“Vemos um crescimento que acontece principalmente em função dessa paixão do brasileiro pela cerveja, algo que temos exportado juntamente com essas bebidas para outros países, como os da América do Sul, para onde vai a maioria desses produtos. E dentre tantas opções ofertadas ao consumidor, para que as marcas se destaquem nas prateleiras, é preciso investir no design de rótulos diferenciados, que consigam comunicar a essência da marca e do produto, e despertem essa curiosidade para experienciar a degustação de uma nova bebida”, conclui Keyse Ramalho.