Holy Studio Design planeja crescimento de até 60% no exterior

Estúdio gaúcho se especializou na criação de projetos personalizados que envolvem pesquisa sobre cultura, uso de materiais inovadores para desenvolver a sensorialidade e construir narrativas por meio das embalagens

A Holy Studio, estúdio de design gaúcho especializado em branding e design de embalagens para o mercado de bebidas alcoólicas, planeja um crescimento entre 50% a 60% no mercado exterior. Fundado em 2019, o estúdio tem reconhecimento internacional por projetos que integram narrativa, cultura e sensorialidade com visão global. Em 2024, a empresa conquistou o bronze com o rótulo John Chester Ross & Sons Whiskey, na categoria Internacionalização no 14º Prêmio Brasileiro de Design 2024, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design e a maior premiação do setor no país. 

Os rótulos e embalagens são desenvolvidos pelos sócios Erik Marchetti, designer gráfico, Luis Felippe Cavalcanti, designer e especialista em tipografia e ilustração e Zé De Lazzari, publicitário e diretor criativo baseado na Itália, e por artistas de diversos lugares ao redor do mundo. Atualmente, cerca de 30% de seus mais de 30 projetos simultâneos são para marcas dos Estados Unidos, França, Reino Unido e Itália. “Pretendemos expandir internacionalmente e aumentar essa porcentagem para 50% a 60% dos projetos. Acreditamos que há um mercado a ser explorado e queremos ver nossas criações rodando o mundo”, planeja Luis Felippe.

Os sócios Zè De Lazzari, Luis Felippe Cavalcanti e Erik Marchett

De acordo com Zè De Lazzari, a possibilidade de abranger outros países permite ainda desenvolver projetos mais criativos, com uso de materiais e possibilidades diferentes, dentro do propósito “taylor made”, ou seja, uma produção feita sob medida para cada cliente. “Nosso processo de desenvolvimento parte de entender profundamente a narrativa que queremos construir, os propósitos e desafios envolvidos. É como escrever o prefácio de um livro, contando a história antes mesmo dela ganhar forma. Depois, seguimos para a criação de etapas internas e trabalhamos com cocriação, garantindo que o resultado seja totalmente personalizado para cada projeto”, explica. 

Reconhecimento nacional e internacional

Em novembro, a Holy Studio Design conquistou seu destaque nacional mais recente no Prêmio Bornancini de Design 2024, realizado pela Associação dos Profissionais de Design do RS (Apdesign). O estúdio levou ouro e bronze na categoria Design de Embalagem Profissional, reafirmando sua posição como referência criativa e inovadora no setor. O primeiro lugar foi para Maragato X Chimango, coleção de rótulos desenvolvidos para a Vinícola Bebber, no Rio Grande do Sul, e o terceiro lugar John Chester Ross & Sons, trabalho criado para a linha de produtos premium da House Veritasi, de Kansas City (EUA). Além dos projetos premiados, a Holy Studio teve outras duas criações entre os finalistas da mesma categoria: H.K. Young Bourbon Whiskey e Maníball Peanut Butter Tequila. 

Segundo Erik, a criação dos rótulos é marcada por um profundo mergulho cultural e histórico. “Arte e design têm papéis diferentes, mas complementares. A arte evoca sensações, enquanto o design é estratégico. Nosso objetivo é dar alma à bebida e conectar o consumidor à história que ela carrega”, explica o designer.

Um dos rótulos premiados resgata o imaginário da disputa entre Maragatos e Chimangos, um dos capítulos mais emblemáticos da história do Rio Grande do Sul. Por meio de uma narrativa visual detalhada, que combina elementos como armas cruzadas e boleadeiras, a Holy Studio transporta o consumidor para o campo de batalha dessa rivalidade marcada por lenços vermelhos e brancos. O projeto não apenas embala vinhos, mas também celebra a identidade e a cultura do povo gaúcho, valorizando suas raízes e tradições.

Por exemplo, o rótulo da coleção Maragato X Chimango destaca-se pelo uso de materiais e acabamentos diferenciados. Com substratos especiais e detalhes como elementos metálicos e aplicações, o design entrega uma experiência visual e tátil, agregando valor ao produto e reforçando a conexão com sua história. 

Desde sua fundação, a Holy acumula prêmios de destaque no cenário global, consolidando sua reputação como um dos estúdios mais inovadores no design de embalagens. Entre os reconhecimentos já recebidos estão: o 1º lugar e dupla medalha de ouro, competindo com grandes marcas internacionais, no Denver International Spirit Awards 2024; Latin American Design Awards (2022/2023); World Brand Design Awards (2021/2022), Brasil Design Awards (2021/2022) e TDC Awards (2023).

Projetos da Holy Studio:

Vinhos Maragato X Chimango – Vinícola Bebber (Rio Grande do Sul, Brasil)

Uma narrativa épica sobre a história gaúcha é traduzida nos rótulos criados para a Vinícola Bebber. Elementos como armas cruzadas e boleadeiras destacam a rivalidade entre Maragatos e Chimangos, conectando o consumidor à rica cultura local. O design central, com um “X” formado por armas em um cenário rústico, simboliza o confronto e os ideais do povo gaúcho. As boleadeiras adornam o pescoço da garrafa abaixo da cápsula de cera que identifica a cor dos lenços vermelhos para os Maragatos e brancos para os Chimangos, distinguindo também o tipo do vinho, branco ou tinto, e valorizando a narrativa e as safras de alta qualidade. O projeto oferece uma experiência visual e sensorial que celebra a tradição histórica. 

John Chester Ross & Sons Whiskey – House Veritasi (Kansas City, EUA)

Uma narrativa épica sobre a história gaúcha é traduzida nos rótulos criados para a Vinícola Bebber. Elementos como armas cruzadas e boleadeiras destacam a rivalidade entre Maragatos e Chimangos, conectando o consumidor à rica cultura local. O design central, com um “X” formado por armas em um cenário rústico, simboliza o confronto e os ideais do povo gaúcho. As boleadeiras adornam o pescoço da garrafa abaixo da cápsula de cera que identifica a cor dos lenços vermelhos para os Maragatos e brancos para os Chimangos, distinguindo também o tipo do vinho, branco ou tinto, e valorizando a narrativa e as safras de alta qualidade. O projeto oferece uma experiência visual e sensorial que celebra a tradição histórica. 

Maníball Peanut Butter Tequila – Casa Octavio (San Diego, EUA)

Uma narrativa épica sobre a história gaúcha é traduzida nos rótulos criados para a Vinícola Bebber. Elementos como armas cruzadas e boleadeiras destacam a rivalidade entre Maragatos e Chimangos, conectando o consumidor à rica cultura local. O design central, com um “X” formado por armas em um cenário rústico, simboliza o confronto e os ideais do povo gaúcho. As boleadeiras adornam o pescoço da garrafa abaixo da cápsula de cera que identifica a cor dos lenços vermelhos para os Maragatos e brancos para os Chimangos, distinguindo também o tipo do vinho, branco ou tinto, e valorizando a narrativa e as safras de alta qualidade. O projeto oferece uma experiência visual e sensorial que celebra a tradição histórica. 

H.K. Young Bourbon Co. – Hopkinsville, Kentucky (EUA)

Uma narrativa épica sobre a história gaúcha é traduzida nos rótulos criados para a Vinícola Bebber. Elementos como armas cruzadas e boleadeiras destacam a rivalidade entre Maragatos e Chimangos, conectando o consumidor à rica cultura local. O design central, com um “X” formado por armas em um cenário rústico, simboliza o confronto e os ideais do povo gaúcho. As boleadeiras adornam o pescoço da garrafa abaixo da cápsula de cera que identifica a cor dos lenços vermelhos para os Maragatos e brancos para os Chimangos, distinguindo também o tipo do vinho, branco ou tinto, e valorizando a narrativa e as safras de alta qualidade. O projeto oferece uma experiência visual e sensorial que celebra a tradição histórica. 

Gin Escalvada – Espírito Santo (Brasil)

O rótulo presta homenagem ao Espírito Santo e à Ilha Escalvada, onde está situada a destilaria. Inspirado pela frase “quando foi a última vez que você mergulhou?”, o design ecoa padrões de rótulos antigos e medicinais, com o Azul Turquesa simbolizando o mar e detalhes em vermelho remetendo ao Farol Escalvada. A ilustração interna, visível ao girar a garrafa, convida o consumidor a explorar a ilha. Além do rótulo, a Holy Studio desenvolveu uma plataforma de marca completa, abrangendo identidade verbal, visual e digital, garantindo uma presença forte e coesa no mercado.

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