Com quase 2,5 bilhões de euros em exportações e uma balança comercial positiva de mais de 2,1 bilhões, 2023 sela a retomada e recuperação aos níveis pré-Covid para o setor de máquinas de bebidas, enologia e engarrafamento. O processamento dos dados do ISTAT pelo Observatório do Vinho da Unione Italiana Vini (Uiv), realizado por ocasião da 30ª edição da SIMEI, maior exposição internacional de máquinas para vinificação e engarrafamento de vinhos, que será realizada no espaço Fiera Milano, em Rho (nos arredores de Milão), de 12 15 de novembro), mostra o balanço do ano passado em +18,5% em comparação com 2022 – que quase empatou com 2019 – e +13,2% em comparação com o desempenho pré-pandemia.
Essa tendência positiva, confirmada por um crescimento adicional de 12,7% nas vendas transfronteiriças nos primeiros 7 meses deste ano (para um valor de quase 1,6 bilhão de euros), deve impulsionar o saldo líquido das exportações no final de 2024 para pelo menos 2,2 bilhões de euros, salvo eventos imprevistos. “É um dos setores com maior propensão à exportação”, diz o secretário-geral da Unione Italiana Vini, Paolo Castelletti. “Trata-se de outro recorde para a marca Made in Italy e um trunfo para todo o setor de vinhos e bebidas que encontra sua força na tecnologia e inovação”, ele completa.
De acordo com a análise do Observatório do Vinho, a recuperação do setor nos últimos 5 anos foi sustentada em particular pelos mercados fora da União Europeia, que no ano passado representaram quase dois terços das vendas internacionais de máquinas para bebidas, enologia e engarrafamento, um aumento de 15% em relação aos números de 2019. A recuperação foi impulsionada pelas exportações para o primeiro mercado do vinho italiano, os Estados Unidos, que no período de cinco anos expandiu sua participação de mercado de 10,5% para 15,5% graças a um salto nas vendas de 67,5%.
Portanto, não é coincidência que uma delegação de 70 compradores dos EUA estejam presentes na SIMEI, juntamente com outras 31 delegações com operadores estrangeiros (selecionados em conjunto com a Agência Italiana de Comércio) de todos os continentes. O valor das vendas nos mercados da UE também cresceu em dois dígitos, mas abaixo da média (+9,9% em 2019), com a Alemanha e a França se saindo particularmente bem (+16,8% e +14,7%) respectivamente), mas desacelerando entre janeiro e julho deste ano. Diante de um crescimento tímido nos mercados da UE (+2,4%, o resultado geral da área nos 7 meses), as exportações para a França caíram de fato 16,2%, enquanto as para a Alemanha estão estáveis, sendo a Alemanha ultrapassada pela Espanha (em +11,5%) em valor de vendas. Por outro lado, as vendas em mercados extraeuropeus continuam a disparar, marcando +18,4%, com a Ásia em +31,6%, a América do Norte em +11% (os EUA em +9,9%) e a Américas Central e do Sul em +9,8%.
Com 575 empresas e marcas em exposição, mais de 30.000 metros quadrados de espaço de exposição e delegações estrangeiras de 32 nações, a SIMEI é o ponto de referência em termos de feiras internacionais de enologia e máquinas de engarrafamento. Agora em sua 30ª edição, o evento organizado pela Unione italiana vini (Uiv) faz um balanço de novos produtos e inovações em tecnologia aplicada à cadeia de suprimentos de vinho e à indústria de bebidas em todas as suas etapas, com foco em vinho, alimentos líquidos, óleo, cerveja e destilados.