Santa Clara apresenta leite fortificado para público de mais de 50 anos

A Cooperativa Santa Clara expande seu portfólio com o Leite Sênior 50+ na versão UHT. O produto é voltado ao público acima de 50 anos que busca um envelhecimento saudável. Desde a concepção até o lançamento, a Tetra Pak, fornecedora de soluções de processamento e envase de alimentos, atuou em parceria com a empresa, com fornecimento de equipamentos e consultoria de mercado.

Em 2019, com investimento de 130 milhões de reais, a Cooperativa Santa Clara inaugurou sua terceira planta de processamento de leite, onde, ao longo dos anos, desenvolveu a produção de versões de leite integral, desnatado, semidesnatado e zero lactose, além do creme de leite UHT. Mas dentro do segmento de UHTs, a empresa buscava ainda mais diversificação, com uma opção de produto que pudesse proporcionar uma nova experiência de consumo, somada à excelência das versões já disponibilizadas.

Foi neste contexto que a Tetra Pak trouxe à Cooperativa uma contribuição além do fornecimento de embalagens e tecnologias para o processamento e envase. A multinacional sueca apresentou alguns caminhos de inovação no segmento de leite UHT. Dentre algumas forças de mercado levantadas, a Cooperativa identificou que existia uma necessidade de atender o público de um nicho específico: o de brasileiros acima dos 50 anos.

“Os consumidores acima de 50 anos têm buscado aumentar a ingestão de alimentos saudáveis e que contribuam para sua disposição, e a Santa Clara está sempre trabalhando para atender às novas demandas e tendências do consumidor, oferecendo produtos de qualidade, que promovam saúde e benefícios nutricionais. Além disso, lançamentos como este reforçam e agregam à nossa marca”, comenta o diretor administrativo e financeiro, Alexandre Guerra.

O lançamento, que está alinhado às tendências de consumo e mantém a qualidade dos produtos Santa Clara, foi resultado da cocriação e parceria entre a Tetra Pak e a Cooperativa, que diante das informações de mercado, decidiu dedicar esforços para desenvolver um produto que atenda necessidades do público sênior 50+, voltado a prevenir a deficiência de vitaminas e fibras, auxiliando no alcance das recomendações nutricionais.

“Construímos nossas ofertas com base em percepções de mercado, análise e tendências de setor, trabalhando em colaboração com nossos clientes para criarmos soluções que atendam às suas necessidades de negócios”, afirma Danilo Zorzan, diretor de marketing da Tetra Pak. “Nossa proposta de valor é a de sermos a parceira ideal da indústria de alimentos e bebidas para qualquer que seja seu desafio, desde o fornecimento de equipamentos, soluções de processamento, envase e serviços, até a contribuição com análise e percepção de mercado”, comenta o executivo.

O novo leite sênior 50+ UHT é envasado na Tetra Brik Aseptic 1000 Edge, embalagem com superfície ideal para exposição de marca. O topo da embalagem inclinado é mais ergonômico e combinado com a abertura em duas etapas. O consumidor experimenta a diferença quando manuseia, abre e despeja o produto. A funcionalidade é tão especial que é reconhecida pela Swedish Rheumatism Association pela sua facilidade em abertura e manuseio. O painel superior inclinado e a posição da tampa também fazem diferença no empilhamento – aumentando a eficiência da distribuição. 

Indicado também para pessoas intolerantes à lactose e que apresentam índices elevados de colesterol e triglicerídeos, este produto é zero lactose e semidesnatado, com apenas 1% de gordura. Contém polidextrose, uma fibra que reduz o impacto de refeições gordurosas, melhora a colonização de bactérias intestinais, fortalece a imunidade, combate a constipação e reduz a frequência da compulsão alimentar. É rico em cálcio, importante na formação e manutenção dos ossos, e Vitamina D, que contribui para a manutenção dos níveis de cálcio e o funcionamento muscular. Além disso, contém Vitamina E, um potente antioxidante e anti-inflamatório que reduz a inflamação da gordura visceral. A presença de Vitamina B12 ajuda no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, e na produção de células vermelha.

Mesmo direcionado ao consumidor sênior, o leite não tem contraindicação. É um alimento utilizado para prevenir a deficiência de vitaminas e fibras, além de ser fonte de polidextrose. Em um copo de 200ml, o consumidor encontra 30% de cálcio, 15% de vitamina E, D e B12, correspondentes a 30% da necessidade diária desses nutrientes.

COMENTÁRIOS