Copo de papel dispensa tampa plástica no café para viagem

A proposta do The Good Cup (ou “O Copo do Bem”), marca asiática que acaba de chegar ao Brasil, é a produção de resíduos seja a menor possível. Para isso, a solução oferecida pela Choose Planet, fabricante do produto, está em uma embalagem de papel que não precisa de tampa plástica para ser fechada.

O The Good Cup é um copo de papel cartão com recorte especial que permite, ao ser dobrado na parte superior, criar uma tampa com trava. A bebida é consumida pelo usuário por um pequeno furo. Fácil de segurar, o material é firme o suficiente para suportar bebidas quentes e frias sem vazamentos. Além disso, de acordo com o fabricante, a ausência da tampa plástica contempla uma redução de 30% no espaço de armazenamento, no volume de transporte e na emissão de carbono.

“Existe uma consciência de consumo de embalagens descartáveis no exterior diferente do Brasil, mas também há uma tendência aqui para que o plástico seja reduzido ao longo do tempo”, diz Márcia Satiko, CEO da Sekai Brasil, empresa responsável pela importação e distribuição do produto.

Os copos desenvolvidos pela Choose Planet começaram a ser comercializados no ano passado e já têm usuários no Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, China e Austrália. Para o mercado nacional, além dos quatro tamanhos (240ml, 350ml, 450ml e 650ml) disponibilizados mundialmente pela marca, foi desenvolvida uma opção menor, voltada para venda de café expresso, com 120ml.

A marca oferece duas versões ao mercado brasileiro. Uma delas é certificada sem plástico na composição, reciclável e biodegradável. A outra versão, mais barata e com revestimento plástico junto com o papel, leva mais tempo para se decompor. Mas o revestimento plástico utilizado também é biodegradável, garante Márcia.

Essa diversificação das versões, conforme a CEO, tem como objetivo atender a um mercado onde os custos ainda influenciam as escolhas no setor de ESG das empresas.

Além de bebidas quentes e frias, a marca se prepara para oferecer ainda neste ano embalagens para acondicionar comida, como yakissoba, batata frita e frango frito. A ideia é que, com quatro pequenas saídas de ar, o recipiente possa evitar que o vapor de água condense dentro da embalagem, mantendo a temperatura e crocância dos alimentos. Estão previstos também copos voltados para delivery.

COMENTÁRIOS