Cazoolo comemora dois anos

Lab de design de embalagens circulares da Braskem já recebeu mais de 400 empresas e é destaque na cadeia de embalagens plásticas com soluções sustentáveis

O Cazoolo, Lab de design de embalagens circulares da Braskem, completa dois anos de existência como o primeiro Centro de Desenvolvimento de Embalagens para Economia Circular do Brasil. Responsável pela criação de projetos voltados para sustentabilidade e soluções circulares em embalagens plásticas, o Lab utiliza a metodologia de Design for Environment (DfE) em todos os programas desenvolvidos. E, até maio deste ano, o Cazoolo já recebeu mais de 400 empresas em uma média de 75 visitantes por mês. 

As metodologias combinadas entre clientes e profissionais do Lab medem, aprimoram e garantem a sustentabilidade real das embalagens, oferecendo aos brand owners propostas que apresentem soluções sustentáveis. “Estruturamos os projetos a partir da Análise do Ciclo de Vida (ACV), combinando medidas que estabelecem a circularidade dos materiais”, explica Yuri Tomina, líder do Cazoolo. 

O Lab tem ainda infraestrutura à disposição da cadeia produtiva com uma oficina de prototipagem para cocriar novas soluções e negócios. “Nosso foco é desenvolver embalagens que reduzam o impacto ambiental e estejam alinhadas ao design para a reciclabilidade, além da otimização do uso de materiais reutilizáveis, de sistemas de refil e do redesenho de embalagens por meio de jornadas circulares”, diz Tomina. 

E muitas foram as companhias atendidas ao longo dos anos. O Cazoolo desenvolveu projetos importantes para marcas como Vigor, Danone, Mars, Grendene, iFood e L´Oréal. E sempre esteve próximo das startups NutriGarden, Crilancha, Sallve e Niul. Além disso, o Lab criou materiais para transformadores como Extrusa, Aptar, Vellaplast e Diadema. E a busca por embalagens circulares tem também moldado os programas desenvolvidos com os clientes. 

Veja como funciona o Cazoolo, Lab de Inovação da Braskem

O Circular Design Sprint, por exemplo, é uma iniciativa que consiste em reunir um time multidisciplinar e desenvolver alternativas sustentáveis. De forma ágil e aplicando metodologias como o Design for Environment (DfE) e a ACV, é possível chegar em protótipos que serão testados e aprovados pelas empresas para que, posteriormente, sejam disponibilizados no mercado.

Outro programa presente no Cazoolo é o Desafio de Design, que já existia na Braskem e somava nove edições até 2021. “O projeto começou com a proposta de habilitar jovens designers a trabalharem com o plástico. A partir de 2019, passamos a incorporar o conceito de Design Circular focado para o desenvolvimento de embalagens plásticas no programa”, explica Tomina. Mas a mudança não alterou em nada o propósito do desafio: capacitar os estudantes de design para pensarem de forma criativa e sustentável, ao mesmo tempo que o Lab impulsiona suas carreiras. 

O programa Desafio de Design já recebeu estudantes do IED (Istituto Europeo di Design) nos projetos com Raia Drogasil e Harald, além dos alunos da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) para o desenho de soluções sustentáveis voltadas para a própria Braskem. 

Desde a sua criação, o Cazoolo tem somado inúmeros prêmios e destaques. Em 2022, recebeu o Brasil Design Award, na categoria Design ESG/Economia Circular, em uma premiação concedida pela ABDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design), o maior reconhecimento do gênero no país. 

Ainda em 2022, o Cazoolo recebeu o prêmio Grandes Cases de Embalagem pelo trabalho com o arroz Ritto da marca Mãe Terra. Além disso, o Lab contou com outra conquista: a premiação Design for a Better World nas categorias Design e Branding. A premiação tem foco em soluções e desafios em design, inovação e impacto positivo, sendo uma iniciativa do Centro Brasil Design. No ano seguinte, o Lab também teve reconhecimento no MIT Technology Review 2023 em Inovação, marcando presença no ranking Top 20. E foi ainda homenageado pela Innovation by Design Awards 2023, uma premiação anual promovida pela Fast Company, que reconheceu o espaço como uma das melhores iniciativas no ramo de design da América Latina.  

A marca ganhou também o prêmio Grandes Cases de Embalagens 2023 pelo composto orgânico Organosolví. E outro destaque foi o case do desodorante roll-on refil que foi vencedor no Design For a Better World 2023 e no prêmio Brasileiro de Design 2023. Além disso, o stand up pouch 100% PE, do arroz Ritto da Mãe Terra, fruto da parceria com a Antilhas, foi líder em uma das mais importantes premiações da indústria mundial de embalagens – o WPA – na categoria de food. 

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