Empresa investe mais de 100 milhões de euros todos os anos para criar a embalagem mais sustentável do mundo
A população mundial está numa curva ascendente que, em meados da década de 2080, somará 10,3 bilhões de pessoas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), pouco mais de 2 bilhões sobre o número de hoje. Mas, junto desse movimento, também é observado que parte dos consumidores tem procurado novos hábitos, em busca de uma alimentação mais saudável e que não impacte o meio ambiente.
Neste contexto, a escolha das embalagens é fundamental, uma vez são elas que devem garantir a qualidade do produto, sua distribuição para lugares distantes e também sejam sustentáveis.
“Um desafio para a indústria, sobretudo nesta conjuntura de aumentar a sua produção nos próximos anos, é a geração de resíduos não apenas no pós-consumo, mas em todo o processo fabril”, observa o diretor de portfólio de embalagens da Tetra Pak Brasil, Luis Ramirez. “Como parceiros da indústria, nosso compromisso é o de desenvolver a embalagem mais sustentável do mundo”, acrescenta.
Recente pesquisa realizada pelo Instituto Akatu mostra que 98% dos brasileiros, de qualquer geração, têm interesse em comprar produtos sustentáveis e 100% em comprar produtos saudáveis. Mais: entre 9% e 41% dos brasileiros compraram mais produtos ecologicamente corretos, segundo o levantamento de 2023.
Antecipando-se a todos esses movimentos ao longo de sua história, a Tetra Pak, fabricante de embalagens cartonadas, tem desempenhado importante papel junto a seus clientes e fornecedores com foco em sustentabilidade. A empresa tem investido, globalmente, 100 milhões de euros por ano com foco no desenvolvimento de soluções sustentáveis para o seu portfólio de embalagens, valor referente ao período 2020 a 2030. A pretensão é de desenvolver a embalagem de alimentos mais sustentável do mundo, com materiais de fontes renováveis, neutras em carbono e totalmente recicláveis.
As famosas caixinhas longa vida já permitem que alimentos e bebidas sejam envasados sem a necessidade de conservantes ou aditivos, e dispensam refrigeração antes de ser aberta.
Além disso, são totalmente recicláveis, compostas por camadas de materiais como polietileno, papel e alumínio – este oito vezes mais fino que um fio de cabelo humano – de fontes certificadas. A maioria deles é de origem renovável, percentual que pode chegar a até 91% a depender do modelo de embalagem.
Em 2019, tornou-se a primeira empresa do setor de alimentos e bebidas a obter a certificação Bonsucro de Cadeia de Custódia para o fornecimento de polímeros fabricados a partir de cana-de-açúcar para as embalagens, garantindo rastreabilidade em toda cadeia de fornecimento e a qualidade em todo o processo.
Além disso, é pioneira na utilização de matérias-primas de fontes renováveis, com papel de florestas que possuem o certificado do Forest Stewardship Council™ (FSC™ C014047). E as famosas embalagens longa vida são, ainda, certificadas pela Aluminium Stewardship Initiative (ASI).
Em 2021, a Tetra Pak lançou globalmente em seu portfólio soluções de tampas fixas, com a meta de evitar descarte.
Sustentabilidade é a estratégia
O compromisso ambiental global da Tetra Pak é atingir zero emissões de carbono em suas operações até 2030. E até 2050, ele se estende a toda a cadeia de valor. Só em 2023, a Tetra Pak reduziu em 20% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de toda sua cadeia de valor e a pegada operacional foi reduzida em 39%, ambos comparados com o ano base de 2019.
Em suas fábricas (Monte Mor e Ponta Grossa), a Tetra Pak obteve ainda, no ano passado, a Certificação Lixo Zero, que assegura bom manejo de resíduos e compromissos com aterro zero.
“A sustentabilidade é muito mais do que um conceito: ela é a estratégia da Tetra Pak e permeia todos os nossos negócios e operações, ajudando-nos no compromisso de sermos relevantes para a indústria, e, ainda, seguirmos adiante com nossa promessa de marca, de proteger as pessoas, os alimentos e o planeta”, resume Ramirez.
Saiba mais sobre a jornada que a Tetra Pak tem percorrido para criar a embalagem mais sustentável do mundo AQUI.