Ibema cria personagem virtual Anaparas

A fabricante de papel cartão Ibema apresenta a personagem Anaparas, “uma líder natural, capaz de inspirar e motivar as pessoas a agirem em prol da sustentabilidade, da natureza e das comunidades locais”. A personagem foi desenvolvida com o objetivo de trazer nova abordagem aos conteúdos da empresa.

“Lançamos a Anaparas para tornar nossas comunicações ainda mais pessoais e próximas dos clientes, fornecedores e público em geral. Ela tem tudo a ver com o propósito da Ibema, que é embalar o futuro: versátil e adaptável, é uma anticonformista, movida pelo desejo de mudar o mundo para melhor”, explica Thelma Bayoud, gerente de Estratégia e Marketing da Ibema.

O nome da personagem, escolhido por colaboradores da companhia em votação interna, é uma brincadeira com as aparas de papel, sobras dos cortes de acabamento do processo produtivo de materiais como papel branco, colorido, jornais, kraft, revistas, cartolinas e papel cartão ou das embalagens que retornam à fábrica. Esses resíduos podem ser utilizados para a fabricação de novos produtos, promovendo a reciclagem e a economia circular, pilares da Ibema.

“Para desenvolver a Anaparas, criamos a persona de uma mulher entre 25 e 30 anos de idade, que tem como propósito personificar a missão da Ibema de encontrar soluções inovadoras para os desafios ambientais. Com sua energia vibrante e coragem inabalável, enfrenta cada obstáculo como uma oportunidade de crescimento e transformação. É a união entre a natureza e a indústria em prol de um mundo mais sustentável. Anaparas vem como uma forma de impulsionar a mudança. Sua jornada é um testemunho de como cada um pode fazer a diferença no cuidado com o meio ambiente”, diz Paulo Costa Jr., diretor de Contas da BP One Group, agência à frente do projeto.

Além de dar “cara nova” às comunicações da Ibema, a Anaparas tem como papel incentivar ações de circularidade, especialmente porque ampliar a participação no mercado de economia circular está entre os objetivos de curto prazo da companhia.

A empresa conta hoje com três iniciativas nesse sentido. Parceria com a startup de logística reversa Green Mining e com o Grupo Boticário, o contêiner do projeto Estação Preço de Fábrica instalado em frente à fábrica de Embu das Artes (SP) da Ibema recebe vidro, papelão, papel branco, cartolina e papelcartão para reciclagem. Até julho de 2024, mais de mil toneladas já haviam sido coletadas e mais de R$ 650 mil foram pagos a cerca de 900 famílias.

Os papéis entregues no contêiner são encaminhados diretamente para o processo produtivo da Ibema para serem transformados nos produtos da linha Ritagli, opção mais sustentável do mercado para embalagens de papelcartão. Também são transformados em matéria-prima para a produção de itens da linha catálogos antigos do Boticário, parceria que já resultou em 125 toneladas de material reaproveitado.

Ainda, a Ibema transforma, por meio de parceria com a Green Mining e a BO Packaging, copos de uso único de lanchonetes do McDonald’s em luvas de copos para bebidas quentes. Entre 2023 e 2024 foram coletadas, aproximadamente, cinco toneladas de material.

COMENTÁRIOS