35 anos da lata de alumínio: revolucionando o mercado de bebidas no Brasil

Por Daniela Tomatti*

Daniela Tomatti é vice-presidente Comercial da Ball Corporation para América do Sul

 A economia circular é um conceito de desenvolvimento sustentável que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Neste contexto, se destaca a lata de alumínio para bebidas, uma embalagem que representa a circularidade real e está presente nas diferentes rotinas. Com seus atributos revolucionários, a embalagem de alumínio completa 35 anos no Brasil com uma qualidade singular – 100% das latas produzidas são recicladas, o que garante que a embalagem retorne às prateleiras como nova em até 60 dias.

Datas como esta nos dão a chance de refletir sobre como algo tão corriqueiro na rotina dos brasileiros desempenha um papel tão importante na economia e no desenvolvimento sustentável do país. Afinal, somente em 2023, foram consumidas praticamente 32,3 bilhões de latinhas no Brasil, o que representa mais de 150 latas por pessoa ao ano.

Portanto, o que está por trás da latinha que envasa sua bebida favorita? Qual o caminho que cada embalagem já percorreu dentro desse universo de circularidade?

O Brasil é o quarto maior produtor de latas de alumínio no mundo e lidera o ranking global em reciclagem. O setor de latas é o único no país que firmou acordo com o Ministério do Meio Ambiente de manter o índice de reciclagem acima dos 95%, e vem registrando resultados acima deste patamar há 15 anos. Isso acontece, também, porque seu material é reconhecido pela capacidade de ser reciclado infinitas vezes sem perder as suas propriedades, o que explica o fato de que 75% de todo alumínio produzido no mundo permanece em circulação. A lata de alumínio não apenas se destaca como embalagem super querida pelo consumidor pela sua praticidade e experiência positiva, mas também representa uma revolução no setor brasileiro de bebidas, trazendo conceitos de sustentabilidade e da circularidade para a palma da mão das pessoas.

A lata de alumínio, que antes era associada principalmente a categorias tradicionais de bebidas, como cervejas, refrigerantes e energéticos, está rapidamente transcendendo essas fronteiras no Brasil. Atualmente, já é comum encontrar uma variedade crescente de bebidas na lata, incluindo vinhos, café, drinks prontos e água. A água, por sua vez, é uma inovação que tem se destacado por ser uma solução sustentável para o consumo deste líquido com e sem gás, transformando a experiência de consumo e permitindo uma escolha mais consciente ao consumidor. Lançada na lata de alumínio em 2020, ela teve um crescimento notável, com uma expansão média de 110% ao ano, estimada pela área de inteligência de dados da Ball, entre 2020 e 2023.

E ainda sobre escolha, outra novidade é a tampa com braile, presente hoje nas águas da Minalba Brasil e da Indaiá. Essa solução inovadora e inclusiva, que trouxe mais liberdade de escolha para pessoas cegas ou com baixa visão, foi fruto de uma parceria que envolveu um longo trabalho da Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio e pioneira na introdução de novas categorias de bebida na lata, com consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

O crescimento exponencial do setor de latas encontra respaldo em uma mudança de mentalidade entre os consumidores brasileiros. De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados em janeiro deste ano, a preocupação com hábitos sustentáveis aumentou significativamente, uma elevação de 74% para 81% em 2023. Para os consumidores conscientes, a lata representa mais do que uma embalagem prática e segura; ela é 100% e infinitamente reciclável.

Essa consciência ambiental também está alinhada com a crescente preocupação sobre as alterações climáticas. O Relatório “Confiança e Alterações Climáticas” do Edelman Trust Barometer 2023, inclusive, revela que 93% das pessoas acreditam que as alterações climáticas representam uma ameaça séria e iminente para o planeta. O estudo também demonstrou que 67% das pessoas afirmam que existe uma lacuna significativa na forma como o padrão de vida atual exerce sobre o clima, em relação ao estilo ideal de consumo.

É para suprir essa demanda de um novo perfil de consumo que as empresas de bebida trabalham para adicionar a lata em seus portfólios de produtos. A embalagem de alumínio é reconhecida como a mais sustentável, pois é feita com aproximadamente 76% de conteúdo reciclado. Com alto conteúdo reciclado e alta taxa de reciclagem, o país evitou a emissão de 1,8 milhões de toneladas de gases de efeito estufa, consolidando uma economia verdadeiramente circular.

Além das credenciais sustentáveis, a lata é o que melhor representa a cadeia de reciclagem. Com o alumínio como substrato valorizado, é ela que, no pós-consumo, representa boa parte da renda de cerca de um milhão de catadores brasileiros.

Ao celebrarmos os 35 anos da lata de alumínio, é evidente que ela não é apenas uma embalagem, mas, sim, uma força impulsionadora de mudanças positivas no consumo de bebidas, alinhada às crescentes preocupações ambientais e sociais. A certeza de que a lata vazia, amassada e descartada corretamente voltará como nova às prateleiras em cerca de dois meses é o que mantém a economia circular, impulsionando o consumo consciente. Em um mundo em que buscamos constantemente por inovações que condizem com a saúde do meio ambiente, é importante reconhecermos, também, as invenções que são sustentáveis e revolucionárias.

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