A Braskem comemora o Dia Mundial da Reciclagem, em 17 de maio, focada em seu compromisso com a eliminação de resíduos plásticos e a economia circular. A companhia aproveita a data para reafirmar sua meta de vender, até 2030, 1 milhão de toneladas de produtos com conteúdo reciclado. Outro importante objetivo ressaltado nesta data é o de recuperar 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos por meio do investimento em diferentes tipos de reciclagem.
A companhia atua em mais de dez iniciativas globais, que, por meio de parcerias e patrocínios, estimulam a economia circular. Em 2022 e 2023, foram mais de 630 mil participantes das ações, que somaram um número superior a 670 toneladas de resíduos plásticos recuperados e R$ 30 milhões em investimentos. E, para atingir o compromisso de eliminar resíduos plásticos, a companhia tem intensificado os projetos de coleta e buscado aumentar o engajamento da sociedade por meio de projetos como Ser+, Plastitroque, SO+MA e fora do Brasil Eagles e Plastianguis.
“A Braskem está focada na recuperação de resíduos plásticos para potencializar a reciclagem. Essa frente vem sendo intensificada com iniciativas culturais internas, trabalho nas comunidades e aprimoramento da produção. Isso tudo com o objetivo de garantir que os resíduos sejam cada vez mais tratados e reintegrados à sociedade de forma sustentável, se transformando em novos produtos”, afirma Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular da Braskem na América do Sul.
Reciclagem química
Na busca por ampliar o entendimento sobre matérias-primas alternativas e reciclagem química, a Braskem terá ainda um evento online no dia 17 com diversas palestras. O workshop de reciclagem química contará com profissionais renomados, como o professor doutor José Carlos Pinto, titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Maurício Jaroski, diretor executivo de Economia Circular na MaxiQuim. Os participantes terão a oportunidade de explorar questões relacionadas aos feedstocks alternativos, vindos de resíduos e materiais renováveis, bem como o cenário global da reciclagem química e o futuro das matérias-primas alternativas.
A Braskem apresentará também soluções e investimentos em matérias-primas alternativas, destacando seu compromisso com a inovação sustentável. E haverá repercussão das parcerias globais e locais com objetivo de promover economia circular e expandir os investimentos da companhia na reciclagem mecânica e química. “Estamos empenhados em pavimentar o caminho para um futuro melhor, mais sustentável e circular. A reciclagem do plástico desempenha um papel fundamental nesse processo e os resultados já alcançados nos incentivam a continuar avançando nesta jornada”, afirma Fabiana.
Aquisição estratégica
Em 2023, a Braskem concluiu a aquisição da Wise Plásticos S.A. (Wise), empresa brasileira especializada na reciclagem mecânica de plásticos, que tem capacidade de produzir anualmente aproximadamente 25 mil toneladas de PCR. A marca adquiriu 61,1% do capital social da Wise, visando fortalecer sua presença na economia circular e potencializar os resultados na jornada da reciclagem. E uma parte do desembolso realizado pela Braskem será direcionado para a expansão da capacidade produtiva da Wise nos próximos anos.