Pacotes pequenos em linhas de flowpack rápidas: como cumprir a legislação de pesagem

Na indústria de alimentos moderna, onde a velocidade e a precisão estão interligadas, os fabricantes que operam com linhas de embalagens flow-pack horizontais encontram uma série de desafios distintos. À medida que a produção acelera para atender às demandas do mercado, se torna cada vez mais importante manter a conformidade com regulamentos rigorosos para pesagem dinâmica

Por Frank Borrmann*

Frank Borrmann é gerente de Mercado da Unidade de Negócios Estratégicos de Controle de Peso da Mettler-Toledo Garvens GmbH

Entendendo o Cenário Regulatório

Para selecionar as soluções de Inspeção de Produtos mais adequadas, devemos primeiro nos familiarizar com o cenário regulatório referente a produtos pré-embalados, especialmente em operações de embalagem flow-pack em alta velocidade. Na Europa, a Diretiva 76/211/EEC estabelece diretrizes uniformes para produtos pré-embalados, abordando as complexidades de conformidade dos fabricantes. A diretiva exige a adesão às condições para uso do símbolo ℮, indicando conformidade com os regulamentos da UE sobre marcação de volume ou peso. Essa estrutura regulatória complexa requer uma atenção meticulosa dos fabricantes, influenciando sua abordagem a embalagens pequenas em linhas de embalagens flow-pack de alta velocidade.

Da mesma forma, nos Estados Unidos, o NIST Handbook 133 descreve os procedimentos para verificar a quantidade líquida do conteúdo das embalagens. Enfatizando um programa eficaz de testes, o manual defende inspeções em vários níveis, incluindo testes de ponto de embalagem, atacado e varejo.

Desafios em Altas Velocidades de Produção

Na fabricação de alimentos, continuamos a observar uma adoção crescente de máquinas de embalagem flow-pack nas linhas de produção. As embalagens de flow-pack, onipresentes em supermercados, tornaram-se comuns na embalagem de diversos produtos, desde panificação e confeitaria até refeições prontas, principalmente pela capacidade de proporcionar economia de material de embalagem e produzir alimentos em altas velocidades.

Aderir a diretrizes rígidas enquanto explora as complexidades das linhas de produção em alta velocidade prova ser um desafio permanente para os fabricantes de embalagens flow-pack. A conformidade, juntamente com a obtenção de consistência no peso dos produtos, reforçam a importância de soluções inovadoras.

Uma das vantagens inerentes das aplicações de embalagens flow-pack é a capacidade de criar uma vedação que impeça a entrada de ar na embalagem, ajudando a manter os produtos frescos e com alta qualidade. Essa dupla vantagem das máquina embaladoras de flow-pack de alta velocidade e vedação eficaz solidificou as embalagens flow-pack como a opção preferencial dos fabricantes que buscam eficiência e preservação de produtos em seus processos de embalagem.

No entanto, quanto mais rápida e menor ou mais leve for uma embalagem produzida, maior será a necessidade de uma pesagem em linha mais precisa. Os desafios surgem da própria embalagem, especialmente da borda central das vedações, que pode afetar a estabilidade do manuseio de produtos e a precisão da pesagem. Além disso, menos tempo disponível para medição, processos desafiadores de classificação e manipulação devido às vedações das embalagens flow-pack, necessidades de um processamento de dados mais rápido e produtos leves que exigem tolerâncias menores e maior precisão contribuem para um ambiente de pesagem complexo e desafiador.

Em resposta a esses desafios, os fabricantes são apresentados a duas opções viáveis para obter conformidade com os regulamentos de segurança alimentar: a balança estática tradicional ou os recursos avançados de um Controlador de Peso dinâmico. A escolha se torna fundamental na elaboração de uma estratégia robusta de garantia de qualidade para linhas de embalagem flow-pack de alta velocidade.

A Função do Controlador de Peso

Os Controladores de Peso, na essência, atuam como guardiões da conformidade, verificando meticulosamente se cada produto que passa pela linha cumpre os padrões predefinidos de peso ou volume. Eles podem servir como uma última linha de defesa, impedindo que mercadorias abaixo do padrão entrem no mercado como, por exemplo, barras de chocolate individuais em uma embalagem de várias unidades que não atingiram o peso desejado. À medida que as velocidades de produção aumentam, o Controlador de Peso se torna cada vez mais crucial, oferecendo uma solução de pesagem em linha 100% automatizada para superar os desafios impostos por embalagens mais rápidas e por produtos menores e mais leves.

Os Controladores de Peso também contribuem de forma expressiva para um controle de qualidade proativo. Eles atuam como mecanismos de bloqueio, detectando anomalias, como problemas de peso, que podem escapar à observação humana, incluindo componentes quebrados ou ausentes em produtos como barras de chocolate. Enquanto as inspeções manuais podem não ser suficientes para revelar se um chocolate está faltando ou quebrado, um Controlador de Peso equipado com recursos avançados pode reconhecer de forma inteligente se um pedaço estiver faltando, devido a um desvio de peso, adicionando uma importante camada de garantia de qualidade.

O aumento dos custos continua a representar desafios para os fabricantes. Além das despesas óbvias, há custos ocultos associados à não conformidade com os padrões de qualidade: retrabalho, reciclagem, recalls, desperdício, verificações manuais pontuais e documentação. Nesse contexto, o Controle de Peso totalmente em linha é uma estratégia econômica.

Para acomodar as restrições de espaço das instalações na linha de produção, os Controladores de Peso são projetados em vários tamanhos compactos. A integração de um Controlador de Peso compacto na linha de produção não apenas economiza espaço, mas também oferece uma operação contínua dentro de limites espaciais restritos.

Em resposta às necessidades dos fabricantes de alimentos, a tecnologia de célula de carga FlashCell™ da Mettler-Toledo, integrada ao Controlador de Peso da Série C, supera os desafios do manuseio de embalagens pequenas em alta velocidade. A tecnologia inovadora do Controlador de Peso incorpora uma esteira de pesagem listrada para facilitar a transferência suave dos produtos. O uso de classificadores automáticos que economizam energia facilita a rejeição confiável nas velocidades mais altas, ao mesmo tempo em que contribui para uma redução nos custos de energia. Além disso, não há necessidade de infraestrutura pneumática, normalmente necessária para operar com outros dispositivos de classificação, como empurradores.

Além de aprimoramentos mecânicos, o Controlador de Peso C35 da Mettler-Toledo, que usa a tecnologia de célula de carga FlashCell™, também oferece um desempenho superior. A integração do processamento de sinais digitais permite cálculos mais rápidos, com um ganho de 33% na taxa de amostragem e um extraordinário aumento de 400% na Unidade Central de Processamento (CPU) e no algoritmo de Processamento de Sinais Digitais (DSP). Um acréscimo notável é a tecnologia avançada de filtros, que absorve todas as frequências perturbadoras, produzindo resultados mais precisos. Essa tecnologia de ponta é excelente para filtrar qualquer fator prejudicial, solidificando a capacidade do Controlador de Peso de fornecer medições precisas e confiáveis em ambientes de produção de alta velocidade.

Um Controlador de Peso dinâmico não apenas ajuda na conformidade com as regulamentações de pesos e medidas, mas também atua como uma solução proativa para combater o aumento dos custos. Os benefícios vão desde a redução dos custos de mão de obra manual até a diminuição do desperdício de produtos, ao mesmo tempo em que cumprem os padrões e regulamentos de segurança alimentar, mesmo em ambientes de produção em alta velocidade. A abordagem dupla de manutenção preventiva e reativa solidifica ainda mais a função dos Controladores de Peso para oferecer eficiência operacional sustentável e economia.

Não podemos discutir sobre Controladores de Peso e conformidade sem reconhecer também a importância dos sistemas de rejeição. A seleção de um sistema de rejeição adequado é fundamental para o processo de conformidade, seja por jato de ar ou empurrador. A eficácia do sistema de rejeição é fundamental para identificar e remover com precisão produtos fora de conformidade, evitando que mercadorias abaixo do padrão cheguem aos consumidores. Isso se torna cada vez mais crítico à medida que as velocidades de produção aumentam, exigindo precisão em todas as facetas do processo de pesagem.

Conclusão

Em um setor no qual a precisão é primordial e a conformidade não é negociável, os desafios da pesagem de embalagens pequenas em linhas de embalagem flow-pack de alta velocidade são inúmeros. Os Controladores de Peso não são apenas uma solução de pesagem, mas um aliado sofisticado e inovador, que atende a demandas regulatórias, a restrições operacionais e à necessidade de precisão em uma era de produção rápida. Enquanto os fabricantes de alimentos se esforçam para combater o aumento dos custos e melhorar a produtividade, a tecnologia de Controle de Peso oferece eficiência, promovendo o delicado equilíbrio entre conformidade e inovação nas linhas de embalagem flow-pack em alta velocidade.

COMENTÁRIOS