Supremo Arábica Café tem nova identidade visual e novas embalagens

Novas regras de rotulagem promovem mudanças no mercado de café e favorecem consumidores para escolha assertiva. Supremo Arábica Café estreia identidade e embalagens com design da Speranzini

O prazo para as empresas fabricantes de café utilizarem estoques antigos de embalagens acaba em junho deste ano, quando entram em vigor as novas regras do Ministério da Agricultura justamente para posicionar a comunicação dos produtos de forma mais clara e direta.

Na embalagem o café torrado moído ou em grãos será necessário informar a espécie do café, o grupo, se o café é torrado e moído ou em grão, intensidade da torra, quem fabrica e distribui, validade e lote, letras com tamanhos padronizados para melhor leitura. Os produtos de consumo básico da população só podem ser comercializados em embalagens de 250 gramas, 500 gramas ou 1 quilo, sendo que abaixo de 250 gramas e acima de 1 quilo o conteúdo é livre. Para cápsulas e sachês a referência é outra.

Sendo um produto que exige condições especiais para conservação e que pode sofrer alterações após a abertura da embalagem, é necessário informar as instruções de conservação e preparo. Também não se pode inserir na embalagem qualquer informação falsa ou incorreta sobre funções terapêuticas ou funcionais não comprovadas e não autorizadas pelo órgão competente.

A recomendação técnica de qualidade da Associação Brasileira do Café (ABIC) prevê as categorias Extraforte, Tradicional, Superior, Gourmet e Especial. Essas denominações devem ser facilmente compreensíveis e não devem levar o consumidor a equívocos, devendo cumprir com a totalidade dos parâmetros que identifica a qualidade do café.

Maurício Speranzini e Inah Olyntho, da Speranzini Design fizeram inúmeros estudos para atualização das embalagens, comunicação estratégica, elementos diretos e contemporâneos se enquadrarem nas novas regras que irão beneficiar os consumidores a escolherem produtos mais adequados às suas preferências. E as empresas a demonstrarem de forma clara seus diferenciais competitivos e posicionarem seus produtos e marcas em segmentos específicos para agregarem valor e fidelizarem seu consumo. Assim, ampliam a experiência na degustação do tipo e marca de café escolhido.

“O redesign da logomarca Supremo Arábica é a imagem da flor do café dentro de uma tradicional xícara reforçando a forma mais conhecida de como é degustado o café, estimulando a percepção e o prazer que esta bebida proporciona. Suas embalagens ficaram mais atrativas, diretas e mais destacadas no ponto de venda” explica Maurício Speranzini.

Milton Dudjak Trufelli, diretor do Supremo Arábica, diz que “agora podemos apresentar nossos produtos Tradicional e Gourmet 100% Arábica, produzidos em condições privilegiadas para o cultivo do café em locais com mais de 1.000 metros de altitude, temperatura média de 21 ºC e harmonia com o meio ambiente. A qualidade do café torrado moído e em grãos, antes destas regras, não eram claras quais eram as diferenças e faixas de preço pois tínhamos produtos de alta qualidade que competiam com produtos de qualidade inferior e mais baratas”.

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