Reduflação: presidente Joe Biden, dos EUA, critica diminuição de embalagens

O que é reduflação? É quando “as marcas podem evitar aumentar os preços reduzindo o tamanho das embalagens ou reduzindo a quantidade de produto na embalagem atual”, explica Charles Haverfield, Executivo de Embalagem para Embalagens e Embalagens dos EUA.

O fenômeno de reduzir as embalagens, mas manter os preços, não é exclusividade do Brasil (veja AQUI a edição especial de EmbalagemMarca sobre o tema). Principalmente depois do surto de Covid-19, a reduflação (shrinkflation, em inglês) se tornou uma verdadeira pandemia. A prática é utilizada pela indústria no mundo inteiro, como forma de manter suas vendas (ou seu lucro…), mantendo o ticket médio de compra, mas oferecendo menos produto por embalagem.

Depois de receber críticas de consumidores e de associações de defesa do consumidor em todo o globo, agora quem faz críticas a essa estratégia é ninguém menos que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (talvez por estar em plena campanha para a reeleição, e precise agradar os eleitores).

Em vídeo publicado na sua conta no Instagram (veja abaixo), o presidente Biden diz: “Já estou farto do que eles chamam de reduflação. É um roubo. Algumas empresas estão tentando agir rapidamente, diminuindo os produtos aos poucos e esperando que você não perceba. Me dá um tempo.”

Ele apela às empresas para que parem com isto e “façam a coisa certa”. “Como consumidor, sinto a pressão dos preços mais altos no supermercado. Parece que toda semana ganho menos por mais dinheiro quando faço compras, mas compreendo as pressões do mercado por detrás da contraflação. Acho que a maioria dos consumidores percebe que as marcas estão vendo os preços das matérias-primas subirem. O que eles não gostam é do engano de tentar esconder a mudança de produto/embalagem. Muitas vezes eles percebem isso imediatamente, não é?”

Muitas empresas, principalmente os fabricantes de alimentos, trabalham com margens de lucro incrivelmente estreitas. Quando os preços dos ingredientes sobem, mas eles não conseguem repassar esse aumento, eles precisam ser criativos.

Fonte: Packaging Digest

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