Owens-Illinois lança manual de reciclagem de vidro

A fabricante de embalagens de vidro Owens-Illinois (O-I) acaba de lançar o manual de reciclagem do vidro para orientar as cooperativas e a população sobre como deve ocorrer o descarte das embalagens de vidro pós-consumo e os benefícios da iniciativa para a reciclagem do vidro e o seu retorno à cadeia como uma nova embalagem.

No dia a dia, há diversos tipos de vidros, como as garrafas para bebidas, embalagens para alimentos, copos, entre outros. Podem ser recicladas, por exemplo, as garrafas de suco, refrigerante, cerveja, recipientes para molhos e conservas, copos, pratos, tigelas e frascos de cosméticos. Portanto, durante o descarte é fundamental separar o vidro dos demais materiais recicláveis, como plástico, papel, metal, tampas de alumínio, cerâmicas, lâmpadas, porcelanas e pedras, entre outros.

O vidro para descarte deve ser higienizado, eliminando resíduos de alimentos e líquidos. “É essencial que o vidro passe por um processo de limpeza para eliminar também outros contaminantes, como materiais orgânicos, ferrosos e não ferrosos. Dessa forma, atende também as especificações da qualidade do caco de vidro antes de reintroduzi-lo na produção, garantindo assim a qualidade das novas embalagens que serão fabricadas”, explica Alexandre Macário, gerente do departamento de Economia Circular da O-I.

Outra dica é ter cuidado ao manusear o vidro, principalmente quando estiver quebrado. O material deve ser colocado em um saco resistente e bem fechado, para evitar acidentes com os profissionais que realizam a coleta de lixo.

“O vidro é um material 100% reciclável e pode ser reutilizado infinitas vezes sem perder suas propriedades. Por isso, é fundamental que ocorra o descarte correto para contribuir com a reciclagem e evitar acidentes. A Owens-Illinois tem um compromisso com a sustentabilidade e a economia circular e, por isso, investimos em tecnologias e processos que tornam nossas embalagens cada vez mais sustentáveis”, complementa Macário.

De acordo com a ABIVIDRO (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), a sustentabilidade do vidro promove diversos benefícios, como a redução de custos de coleta urbana; aumento da vida útil dos aterros sanitários; reaproveitamento integral das embalagens pós-consumo; e geração de empregos e renda pela comercialização dos recicláveis.

Confira os vidros que podem ser reciclados (quebrados ou inteiros):

Embalagens de bebidas, como garrafas de sucos, refrigerantes e cervejas;

Embalagens de alimentos, como vidros de molhos, conservas, papinha de bebê, etc.;

Copos, pratos e tigelas de vidros;

Frascos de perfume.

Materiais que não podem ser misturados ao vidro reciclável:

Travessas resistentes ao calor, aquelas que costumam ser utilizadas para preparar alimentos em fornos convencionais e micro-ondas;

Espelho, vidro de televisores, cristais, lâmpadas e luminárias;

Papel/papelão, plástico, tecido, borracha, restos de alimentos, madeira;

Metais e estruturas metálicas, alumínio, cobre, latão;

Tampas/rolhas, gargalos de alumínio, parafusos, pilhas e baterias;

Cerâmicas, pedras, porcelanas, entulho, concreto e materiais de construção.

Alguns tipos de vidros que necessitam de uma destinação específica:

Frascos de medicamentos, seringas, objetos perfurocortantes (bisturis, agulhas e ampolas, por exemplo), máscaras, luvas e demais resíduos da saúde;

Embalagens de produtos químicos, tubos de ensaio e vidrarias provenientes de atividades laboratoriais.

Manual de Reciclagem do Vidro na íntegra pode ser visto AQUI

COMENTÁRIOS