Depois de 140 anos, embalagem mais antiga do mundo é renovada

Durante mais de 140 anos, o Lyle’s Golden Syrup – um item básico na despensa de qualquer padeiro britânico – apresentou um logotipo bastante curioso na sua lata: um leão morto rodeada de abelhas. Mas agora, pela primeira vez desde a década de 1880, o produto apontado pelo livro Guinness World Records por ter a imagem de marca e a embalagem mais antigas do mundo passa por uma grande reformulação.

A empresa disse que a sua nova identidade visual foi concebida para “refrescar o legado da marca de modo a apelar aos consumidores do século 21”.

Logotipo original será mantido nas latas. Outras embalagens apresentam o design novo

O produto é um xarope doce, de cor âmbar, feito a partir de açúcar refinado, que foi produzido pela primeira vez pela Abram Lyle & Sons em 1881. O fundador da empresa, o empresário escocês Abram Lyle, escolheu um logotipo inspirado na história de Sansão que, no Antigo Testamento, mata um leão com as suas próprias mãos, descobrindo mais tarde que abelhas tinham se aninhado na carcaça do animal.

O novo logotipo dá ao animal uma aparência mais abstrata – e um pouco mais animada. Resta apenas uma abelha, situada ligeiramente acima da cabeça do leão.

O Guinness World Records reconheceu a imagem marca inalterada do produto em 2006, observando que as únicas alterações feitas desde 1885 foram “ligeiras mudanças técnicas durante a guerra devido à escassez de materiais”. Em 2008, para assinalar o 125.º aniversário do produto, a então proprietária Tate & Lyle anunciou que iria a mudar a lata para uma cor dourada, mantendo inalterado o logotipo.

A Tate & Lyle foi criada na década de 1920, quando a empresa de Lyle se fundiu com a refinaria de açúcar rival Henry Tate & Sons. A empresa, atualmente um importante fornecedor mundial de alimentos e bebidas, vendeu o seu negócio de refinação de açúcar (incluindo o Lyle’s Golden Syrup) à empresa americana American Sugar Refining, ou ASR Group, em 2010.

O antigo logotipo do produto continuará a ser utilizado na clássica lata do xarope dourado, embora as suas garrafas e toppings para sobremesas ostentem agora a nova imagem.

Anúncio da Lyle’s de 1957

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