Tetra Pak é reconhecida com nota “A” por transparência em florestas pelo 8º ano consecutivo

A Tetra Pak foi reconhecida pela sua liderança em transparência corporativa e desempenho em florestas pelo CDP, organização ambiental global sem fins lucrativos, garantindo lugar na “Lista A” anual da entidade.

Com base nos dados relatados por meio dos questionários de florestas de 2023 do CDP, a Tetra Pak ficou entre os 2% das empresas em todo o mundo que obtiveram pontuação “A”, dentre as mais de 21 mil avaliadas. A empresa também relatou sobre Mudanças Climáticas e, pela primeira vez, Segurança Hídrica. Atingir a pontuação “A-” em ambos, consolidou novamente a inclusão da Tetra Pak no grupo de lideranças do CDP, sendo a única empresa do setor de embalagens cartonadas a alcançar o feito. 

A Plataforma Intergovernamental de Política Científica sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES, na sigla em inglês) alerta que a natureza está se deteriorando a taxas sem precedentes, principalmente devido às atividades humanas. Os sistemas de alimentos globais são o principal impulsionador do impacto ambiental, apesar de dependerem dos recursos naturais. 

Mas não se trata apenas de segurança alimentar. Estima-se que mais da metade do PIB total do mundo – U$ 44 trilhões em geração de valor econômico – seja moderada ou altamente dependente da natureza e de seus recursos. Reconhecendo a urgência de ações para deter e reverter o impacto ambiental e alcançar um mundo seguro para a água, a Tetra Pak está comprometida em agir a favor da natureza, apoiando o cumprimento das metas do Quadro Global de Biodiversidade e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“Contamos com a natureza para nos fornecer os elementos fundamentais para a vida: do ar e água limpos aos bens materiais, como os alimentos. Acreditamos que empresas como a Tetra Pak precisam agir com urgência, com base nas informações atualmente disponíveis, para reduzir os impactos de nossa cadeia de valor, restaurar paisagens e contribuir para a transformação mais ampla dos sistemas alimentares”, explica Gilles Tisserand, vice-presidente de Clima e Biodiversidade, Tetra Pak. “Nossa abordagem com foco na natureza está intimamente ligada às nossas ambições relacionadas ao clima, circularidade, sustentabilidade social e sistemas alimentares. Cumprir isso requer certos fatores facilitadores em toda a empresa, incluindo pessoas e processos, por exemplo, desenvolvimento de capacidades, monitoramento, relatórios e divulgação. À medida que nos esforçamos para liderar o caminho na transparência corporativa, estamos extremamente satisfeitos por sermos incluídos na Lista A do CDP para Florestas pelo oitavo ano consecutivo, bem como por sermos a única empresa no setor de embalagens cartonadas que está na faixa de liderança deste ano em todas as áreas de divulgação do CDP”, ele continua.

 “Ganhar um lugar na Lista A é mais do que a pontuação. É uma indicação de dados abrangentes e de alta qualidade que fornece às empresas uma visão holística de seu impacto ambiental, serve como base para planos de transição e – crucialmente – permite que elas cumpram suas ambições declaradas. Como o CDP eleva continuamente o nível do que representa a liderança ambiental, o trabalho de todas as empresas deve ser celebrado, mas nunca está completo. Devemos ver a ambição corporativa aumentar com ações positivas para o clima e a natureza. Isso nunca foi tão crucial”, diz Sherry Madera, CEO do CDP.

Como as empresas são pontuadas?

Uma metodologia detalhada e independente é usada pelo CDP para avaliar as empresas, alocando pontuação de “A” a “D-” com base na abrangência da divulgação, conscientização e gerenciamento de riscos ambientais e demonstração de melhores práticas associadas à liderança ambiental, como definir alvos ambiciosos e significativos. Aquelas que não divulgam ou forneceram informações insuficientes são pontuadas com “F”. 

A pontuação do CDP para florestas é realizada por meio das lentes de quatro mercadorias: madeira, produtos pecuários, soja e óleo de palma. As empresas precisam ter uma pontuação A em pelo menos uma dessa matérias-primas que oferecem risco às florestas para receber uma colocação na Lista de Florestas A.

COMENTÁRIOS