MD Papéis reduz em 77% o consumo de água na produção de papel cartão


Sede da MD Papéis, em Limeira (SP), às margens do Ribeirão Tatu

A fabricante de papel cartão MD Papéis, com sede em Limeira (SP), comemora a redução de mais de 77% no consumo de água para a produção da matéria-prima, em 13 anos. O resultado foi atingido com a substituição da captação de água proveniente de poços e do Ribeirão Tatu, que fica próximo à empresa, por água de reuso no processo de fabricação.

Em 2010, a captação total de água proveniente do sistema hídrico da cidade e de poços, no processo de fabricação, era de cerca de 113 mil m³. Mas, em 2022, a empresa conseguiu reduzir o volume captado para 30,7 mil m². Além disso, do total de 224,8 mil m³ de efluentes líquidos da produção, tratados pela MD Papéis, a empresa reprocessa e reutiliza quase 192, 7 mil m³, cumprindo a legislação sobre a destinação desses rejeitos e deixando de lançá-los no emissário municipal.

O diretor de Operações da MD Papéis, Aldinir Nascimento, comemora essa importante conquista. “Deixar de captar um alto volume de água e ainda tratar nossos rejeitos líquidos, promovendo o descarte responsável, são exemplos da economia circular e da sustentabilidade empresarial que cada vez mais buscamos atingir. Continuamos empenhados em desenvolver e aperfeiçoar processos, para que a fabricação do nosso papel cartão seja cada vez mais eficiente e sustentável”, ratifica Nascimento.

De acordo com a norma brasileira da ABNT – NBR 9800/1987, os efluentes industriais são despejos líquidos provenientes das áreas de processamento industrial. Esses materiais apresentam poluição por produtos utilizados ou produzidos na indústria e podem causar danos ambientais se não forem tratados adequadamente. A legislação brasileira também estabelece penalidades para as empresas que não cumprem os processos estabelecidos para os rejeitos industriais.

COMENTÁRIOS