Massfix e Verallia expandem pontos de coleta de vidro em Mogi das Cruzes

A parceria entre a Massfix, líder nacional na reciclagem de cacos de vidro, e a Verallia, produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, está ampliando os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de vidro para reciclagem na cidade de Mogi das Cruzes. Atualmente com 37 PEVs em operação, o projeto agora incorpora a instalação de mais 13 novos pontos na região, totalizando 50 PEVs em toda a cidade.

Em 2023, os PEVs existentes na cidade recuperaram um volume notável de 60.822 kg de vidro. Com a expansão e a implementação de programas de Educação Ambiental em escolas próximas aos PEVs, juntamente com eventos ao longo do ano, a expectativa é alcançar uma recuperação de 219.000 kg de vidro em 2024. Essas iniciativas têm como objetivo aumentar a conscientização e o engajamento da comunidade em relação à importância do descarte correto e gestão ambiental.

A instalação dos PEVs é uma parceria bem-sucedida entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Massfix e Verallia. Esses contêineres possuem tecnologia que otimiza a logística de coleta, possibilitando rotas eficientes e organizadas. Localizados em áreas públicas de fácil acesso, os PEVs incentivam a população a descartar corretamente embalagens de vidro pós-consumo.

A iniciativa em Mogi das Cruzes faz parte do programa “Vidro Vira Vidro”, que visa atingir a marca de 1.500 PEVs até 2025 em todo o Brasil. A reciclagem de milhares de toneladas de cacos por ano não apenas reduzirá as emissões de CO2 na fabricação de embalagens de vidro, mas também economizará energia e diminuirá o uso de matéria-prima virgem.

A reciclagem de vidro é uma necessidade urgente, pois atualmente estima-se que apenas 25% dos vidros consumidos são reciclados, enquanto 75% acabam em aterros sanitários. O projeto destaca que o vidro não precisa estar intacto para ser reciclado; o uso de cacos na produção de novas embalagens já contribui significativamente para a redução do consumo de energia, extração de recursos naturais e emissões de CO2.

COMENTÁRIOS