KHS Campus amplia seu programa de treinamento e se torna ainda mais digital

• Portfólio de treinamento para todos os requisitos e fases de operação

• Combinação de cursos presenciais, unidades de treinamento on-line e opções de auto-estudo

• Sob demanda: treinamento virtual adicionado ao programa

A KHS não só fornece à indústria de bebidas linhas e máquinas preparadas para o futuro, mas também um extenso programa de cursos de treinamento adaptados às necessidades do cliente para a manutenção e operação eficientes de componentes. O fornecedor pronto para uso reuniu agora todas as suas opções de treinamento sob o rótulo KHS Campus e complementou isso com uma série de unidades de estudo virtuais. Os clientes KHS podem escolher uma opção de treinamento adequada e confiável para suas máquinas com seu pedido, para comissionamento e durante todas as fases de operação. Dependendo dos requisitos, estes ocorrem no local, nas diversas instalações de treinamento da KHS ou como seminários on-line. Uma novidade no portfólio é o Centro de Treinamento Virtual KHS (VTC), com o qual o fornecedor de sistemas está continuamente expandindo sua gama de unidades de estudo disponíveis quando e onde for necessário.

“O treinamento durante o comissionamento de uma máquina é o clássico inevitável em nosso repertório de cursos de treinamento de serviço”, afirma Ralf Müller, chefe do Departamento de Treinamento da KHS. “No entanto, todo o nosso portfólio de diferentes opções de aprendizagem é muito mais extenso do que isso. Colocar ordem nisso para nossos clientes, também em relação às nossas novas unidades digitais, foi o principal motivo para reunir novamente todas as nossas unidades de estudo sob a égide do KHS Campus.”

Introdução personalizada à tecnologia KHS

Seja em cursos presenciais realizados na KHS ou diretamente no local com o cliente, com o KHS Campus Live o fornecedor chave na mão oferece um programa de treinamento adequado para a manutenção e operação eficiente de suas linhas e máquinas

O KHS Campus Live é o maior dos quatro pilares que compõem o KHS Campus. Além dos cursos internos ministrados nos centros de treinamento próprios da empresa, o portfólio inclui cursos básicos e de atualização diretos na fábrica, que podem ser realizados durante o comissionamento e seis ou doze meses após a instalação, a título de revisão. “Fornecer uma introdução à operação e manutenção de nossas linhas e máquinas é padrão”, afirma Müller. Dependendo dos requisitos, os cursos também podem ser realizados assim que o pedido de uma máquina for feito. A KHS possui uma rede internacional especializada de instrutores regionais e opera centros de treinamento em todos os continentes. Os engenheiros do cliente podem assim participar antecipadamente em ações de formação. Ao fazê-lo, obtêm uma visão mais detalhada das várias etapas envolvidas na montagem das linhas e máquinas KHS, estudando os componentes antes de estes serem instalados permanentemente na sua própria fábrica de engarrafamento – como normalmente é o caso.

Seminários sobre temas específicos para formação contínua

Ao contrário dos cursos presenciais realizados na KHS ou nas próprias instalações do cliente, os Seminários Campus KHS oferecem treinamento mais concreto sobre questões como otimização de linha ou garantia de qualidade. O grupo de participantes pode ser limitado ao pessoal operacional, por exemplo, ou aberto a participantes de outros departamentos, se desejado. “Os assuntos tratados no nosso extenso programa de formação contínua vão desde tópicos padrão até tópicos muito específicos”, explica Müller.

Supervisão próxima de alunos individuais e pequenos grupos de estudo

O módulo KHS Campus Develop consiste em processos de aprendizagem extremamente intensivos e demorados. Centra-se na qualificação de diversos funcionários através de programas de estudos que emitem certificado final e na formação personalizada individualmente. Os exemplos incluem ofertas de coaching específicas, instrução individual para operadores ou treinamento especializado e avançado para operadores já familiarizados há muito tempo com seus equipamentos. “Nesta forma superordenada de aprendizagem, a KHS é comparável a um parceiro de desenvolvimento de pessoal que ajuda os clientes a escolher funcionários adequados”, é como Müller descreve este conceito. Em todos os seus projetos greenfield, o fornecedor de sistemas de Dortmund tem assistido de perto os seus clientes desde o início na escolha do pessoal, incluindo a realização de testes de seleção.

Treinamento virtual: flexibilidade máxima

O carro-chefe e quarto pilar da marca KHS Campus é o Centro de Treinamento Virtual (VTC), que será ampliado sucessivamente para abranger vários grupos de produtos e oferece uma forma completamente nova de auto-estudo. “Tivemos um início promissor com o conceito de cursos individuais de e-learning em nossas linhas de conservas KHS”, afirma Müller. “A opção de estudo assíncrono foi projetada para preencher lacunas que não podem ser cobertas pelas formas convencionais de aprendizagem com preparadores físicos em tempo real. Aqui, minicursos, filmes, apresentações e descrições no ambiente virtual dão aos participantes respostas a perguntas específicas de forma clara e divertida. Os usuários podem mover-se virtualmente para os chamados pontos de estudo em uma máquina por meio de um avatar, por exemplo, e ver como uma válvula é substituída com a ajuda de sequências de filmes dedicadas.” Também é possível que o pessoal percorra diversas unidades de um programa de estudos estruturado e obtenha uma pontuação para a emissão de um certificado. Para que a plataforma virtual de formação internacional desenvolvida em conjunto com o fornecedor de serviços tecnológicos Etteplan seja universalmente aplicável, foram planeadas várias versões linguísticas. As licenças exigidas para o VTC são personalizadas e podem ser reservadas por funcionário por prazo e período de utilização fixos. Os usuários têm acesso próprio à plataforma de treinamento KHS Campus Virtual que armazena seu nível de conhecimento e objetivos individuais de estudo, também de forma anônima, se necessário, proporcionando assim o máximo incentivo ao estudo.

“Como fornecedor de sistemas e soluções customizadas para a indústria de bebidas, nosso extenso programa de estudos precisa atender a diferentes demandas e a uma ampla gama de requisitos”, enfatiza Rolf Müller. “Ao reunir nossos serviços sob o selo KHS Campus da melhor maneira possível e desenvolver constantemente nossas opções de aprendizagem combinada, estamos estabelecendo padrões no mercado.”

COMENTÁRIOS