Embalixo produz sacos de lixo com plástico retirado do oceano

A Embalixo, fabricante de sacos para lixo, reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao anunciar sua mais recente iniciativa em parceria com a ONG Instituto Argonauta, que trabalha pela preservação da vida marinha, e a participação do Projeto Tamar. Batizada de “Oceano”, a nova linha tem como propósito pioneiro recolher plásticos dos oceanos para transformá-los em sacos para lixo.

Para tornar possível a iniciativa, é necessário coletar o material do oceano, realizando a devida higienização antes de reintegrá-lo ao processo primário para criar um novo produto. Rafael Costa, diretor comercial da Embalixo, destaca que a empresa já possui experiência nesse processo, proveniente de seu histórico na reciclagem de materiais industriais e pós-consumo.

 A matéria-prima para os sacos Oceano será coletada diretamente do mar, contribuindo para a limpeza dos oceanos e a preservação da vida marinha. Com uma estimativa de retirar cerca de 150.000kg de plástico anualmente, a Embalixo conta com a parceria essencial do Instituto Argonauta e a participação do Projeto Tamar, ambos reconhecidos internacionalmente por seu sucesso na conservação marinha. Essas organizações utilizarão, em suas instalações e mutirões de limpeza das praias, os sacos para lixo da Embalixo produzidos a partir do plástico retirado do mar.

“A linha Oceano não apenas promove a reciclagem de plásticos marinhos, mas também serve como um chamado para que outras empresas adotem práticas semelhantes. Queremos conscientizar a população sobre a necessidade de manter nossos mares limpos e praticar a reciclagem”, afirma Rafael Costa. “Acreditamos em alianças de longo prazo com parceiros alinhados aos nossos valores. Os institutos são reconhecidos por suas reputações sólidas, adicionam credibilidade ao nosso compromisso de reciclar plásticos do mar e preservar o ecossistema marinho, com todos os seus habitantes”.

A Embalixo estima que, durante o primeiro ano de lançamento da linha Oceano, aproximadamente 150 toneladas de plástico serão retiradas dos oceanos brasileiros. Esse volume significativo representa uma contribuição notável para a preservação da vida marinha.

Para tornar este projeto viável, mais de 40 colaboradores foram dedicados exclusivamente ao seu desenvolvimento, sem contar a participação de toda a fábrica no projeto de produção.

COMENTÁRIOS