Dow abre inscrições para o Packaging Innovation Awards

A Dow está com inscrições abertas para a 35ª edição anual do Packaging Innovation Awards (PIA) – o prêmio que destaca avanços tecnológicos, sustentabilidade e aprimoramento da experiência do usuário no universo das embalagens. Os PIAs, entre os mais antigos prêmios independentes do setor, destacam designs que enfrentam os desafios contemporâneos de sustentabilidade, explorando a criatividade e a aplicação de tecnologia nas embalagens.

Na edição anterior, em 2022, mais de 180 inscrições vindas de 30 países foram recebidas, e 28 soluções inspiradoras foram reconhecidas por sua excelência. Em 2024, o palco dos prêmios será Tóquio, no Japão. Esta edição marca o início de um novo formato bienal, oferecendo um período de inscrições mais amplo para permitir colaborações extensivas entre participantes e parceiros relevantes. O objetivo disso é proporcionar uma plataforma acessível para que um grupo mais amplo de profissionais de embalagem avalie os designs mais inovadores globalmente, impulsionando ainda mais a inovação em embalagens.

“Por meio do Packaging Innovation Awards, premiamos as melhores embalagens que atendem às necessidades de proteção, conveniência e desempenho, com um foco especial na sustentabilidade. É uma celebração da criatividade e capacidade de resolução de problemas. Temos boas expectativas do que a próxima edição nos reserva. Convidamos empresas brasileiras a participarem com as inovações em embalagens implementadas por suas equipes”, afirmou Marcus Carvalho – Líder de Marketing, Inovação e Cadeia de Valor para plásticos na América Latina.

A parceria entre Reckitt e EuReciclo foi reconhecida com o prêmio PLATINUM, em 2022, pelo Veja Power Nature, um produto com frasco feito de 50% de PET reciclado pós-consumo, gatilho 100% de plástico e capa de PET reciclável. Um cartucho de refil concentrado reduz o uso de plástico em 85%, permitindo 25 recargas. Ambos os recipientes têm um código QR para uma experiência de realidade aumentada, com instruções e um jogo educativo.

O projeto UNIPAC + Syngenta ganhou o prêmio GOLD em 2021 por sua abordagem inovadora no uso do conceito de plasma, criando uma camada de barreira nanométrica à base de flúor em embalagens plásticas para produtos químicos agrícolas. Desenvolvido ao longo de quatro anos, o método torna as embalagens 100% recicláveis, com 94% sendo recuperadas por meio de logística reversa. As embalagens recicladas são transformadas em resina PCR para fabricar novas embalagens de defensivos agrícolas, assegurando a integridade dos solventes voláteis desde o envase até o uso no campo.

As duas embalagens foram vencedoras do Prêmio Grandes Cases de Embalagem. Veja AQUI e AQUI.

O período de inscrições está aberto e será encerrado em 8 de março de 2024. Os finalistas serão notificados em 28 de agosto de 2024. As empresas podem se inscrever gratuitamente clicando aqui. Os candidatos não são obrigados a utilizar materiais da Dow em seus produtos, mas estes devem ser produtos comerciais disponíveis há mais de seis meses antes do encerramento das inscrições.

As inscrições podem ser feitas AQUI

COMENTÁRIOS