Desenvolvida pela ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, a plataforma de incentivo ao descarte correto da embalagem Lupinha ganhou o apoio da Camargo Embalagens.
Para acessar a plataforma, basta o consumidor apontar a câmera do celular para o código QR do Lupinha na embalagem e acessar o perfil do produto, direto no navegador, que ele terá acesso a diversas informações de uma maneira fácil, intuitiva, inclusiva e ampliada.
Entre elas, estão: recomendações para o descarte correto de embalagens; informação nutricional/composição, alergênicos; modo de preparo/uso etc.
Mônica Carvalho, coordenadora de comunicação da ABRE, explica que o Lupinha foi pensado para ajudar o meio ambiente e desenvolvido a partir de conversas com cooperativas e catadores. “Os consumidores querem descartar corretamente as embalagens e querem saber como, e o Lupinha traz informações detalhadas e com curadoria para facilitar o descarte correto das embalagens de todos os tipos de produtos, dos mais variados segmentos, após o consumo, de modo a incentivar a economia circular”, ela diz.
A Camargo Embalagens apoia a iniciativa da ABRE e atuará como um hub de distribuição para seus clientes em prol de um consumo consciente, disponibilizando o QR aos que já produzem suas embalagens com a empresa e aderirem à plataforma, absorvendo esse custo. “Quando as informações ficam mais claras para o consumidor, o descarte tende a ser feito de maneira correta, o que aumenta o valor das embalagens nas cooperativas, além de ajudar na separação dos materiais dentro delas”, afirma o diretor da Camargo Embalagens, Felipe Toledo. “Além disso, pesquisas realizadas com cooperativas indicam que embalagens contaminadas são consideradas rejeitos dentro das cooperativas e se tornam custos, uma vez que é preciso pagar para que sejam destruídas em um aterro, mas quando os símbolos de cada embalagem estão claros para o consumidor, assim como sua maneira de descarte coletivo, isso é evitado e o descarte é feito de maneira correta, e é por isso que o Lupinha é tão importante”.