Avery Dennison lança solução autoadesiva de polipropileno com resina PCR

Com foco em desenvolver inovações que possam resolver os desafios da indústria de embalagens, a Avery Dennison apresenta uma nova solução em seu portfólio de produtos sustentáveis. Com um conceito pioneiro no Brasil, a companhia lança o Fasson rPP Branco NTC 10% PCR, uma inovação de polipropileno, composto em 10% pela resina reciclada pós-consumo (PCR).

“Para cada um milhão de metros quadrados do novo rótulo, deixamos de consumir cerca de 4,5 toneladas de plástico virgem com essa solução”, afirma Camila Benedetti Crawford, diretora de R&D, Sustentabilidade e DE&I da Avery Dennison na América Latina. A linha, que pode ser aplicada em embalagens de bebidas, alimentos, produtos de beleza e logística, por exemplo, faz parte do Sustainable Advantage, portfólio da companhia que oferece produtos que fazem menos uso de recursos naturais, impulsionando a circularidade de materiais.

Para desenvolver o produto e responder com sucesso à urgente necessidade de soluções mais sustentáveis para a rotulagem em polipropileno, a Avery Dennison protagonizou uma parceria com a Vitopel do Brasil, fornecedora de filmes extrusados, e a Wise, a recicladora que forneceu o material PCR (reciclado pós consumo).

“A colaboração resultou em uma solução sólida que combina sustentabilidade com excelente desempenho em adesividade, sem comprometer os processos de conversão, rotulagem e aplicação”, complementa a executiva. Os produtos com o Fasson rPP Branco NTC 10% PCR, utilizam o frontal da Vitopel do Brasil, produzido com a resina da recicladora Wise e estão disponíveis em duas soluções da linha, os adesivos Fasson S0290 e C2075.

Ainda segundo Camila, quando combinado com o adesivo Fasson S0290, o novo rótulo é reconhecido pela Associação dos Recicladores de Plásticos (APR) e pode permanecer na embalagem sem afetar os processos de reciclagem do polietileno de alta densidade (PEAD), muito presente no mercado. Combinada ao Fasson C2075, a nova solução possui um reconhecimento concedido pelo Programa BioPreferred, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que valida o uso de conteúdo de base biológica na composição de sua formulação adesiva, deixando a estrutura ainda mais sustentável.

COMENTÁRIOS