A importância do papelão ondulado no avanço do e-commerce no Brasil

Por Cícero Mário*

*Cícero Mário é diretor comercial da Delta Indústria de Caixas de Papelão Ondulado

O papelão ondulado desempenha um papel crucial no impulso do e-commerce, especialmente diante das mudanças no comportamento de consumo desencadeadas pela pandemia. Com a ascensão do comércio online, notadamente no Brasil, as embalagens de papelão se destacaram como soluções versáteis e econômicas, garantindo a proteção e o transporte eficiente de diversos produtos.

O Brasil, quinto país mais conectado do mundo, figura entre os principais mercados mundiais para o comércio eletrônico. Nesse cenário de evolução tecnológica contínua, a indústria de papelão enfrenta o desafio de acompanhar o ritmo, mantendo-se competitiva, ao mesmo tempo que presenciamos uma expansão significativa na oferta de produtos em ambientes virtuais e no crescimento de marketplaces.

Com o aumento das compras no varejo digital, o mercado corporativo está constantemente se reinventando. Ao considerar eventos como a Black Friday e as festas de final de ano, essenciais para o comércio, é fundamental que a indústria de papelão esteja preparada para atender a uma demanda crescente.

A expectativa de aumento nas compras durante esses períodos destaca a importância estratégica de um estoque bem planejado, garantindo a eficiência na entrega e a satisfação dos consumidores ávidos por ofertas e presentes.

A embalagem de papelão ondulado, graças a sua versatilidade, permite assumir vários formatos além da caixa tradicional, tornando-se um dos principais instrumentos quando o assunto é o e-commerce. Além disso, devido à sua superfície plana, possibilita a impressão de logotipos e slogans das empresas, servindo assim como uma excelente ferramenta de marketing.

Dessa forma, a indústria, que conta com um parque fabril moderno com impressoras de última geração, ao oferecer essa opção aos clientes, confere um diferencial, permitindo formatos personalizados que vão além da simples proteção do produto.

Além de suas características únicas, a indústria de papelão ondulado trabalha com matéria-prima sustentável, consolidando-se como uma alternativa ecologicamente consciente. Este material ocupa cada vez mais espaço no e-commerce, em detrimento da utilização de outros materiais menos sustentáveis.

O comportamento irreversível do consumidor no consumo online destaca a presença onipresente das embalagens de papelão. Eles embalam, protegem e transportam com segurança, atendendo tanto às necessidades quanto aos desejos do consumidor que, cada vez mais, busca comparativos de preços na internet para garantir um excelente negócio.

COMENTÁRIOS