Yattó reúne gigantes da indústria de alimentos para falar sobre reciclagem de flexíveis

Alexandre Galana Jr, CEO da Yattó apresentando a perspectiva para 2024 do programa

Na quarta-feira, dia 6 de dezembro de 2023, aconteceu a 3ª edição do Comitê de Sustentabilidade do Yattó Transforma, na sede da PepsiCo em São Paulo. O evento, liderado pela Yattó, startup de economia circular e logística reversa, reúne semestralmente gigantes da indústria de alimentos para impulsionar mudanças com impacto ambiental e social por meio da reciclagem, junto às marcas participantes do programa. Até o momento, Nestlé, Cargill, MARS, PepsiCo e Ajinomoto já são aliadas do movimento.

A edição trouxe os resultados do programa em 2023, os desafios enfrentados na estruturação de projetos significativos e as perspectivas para o próximo ano, conforme apresentado pelos executivos Luiz Grilo (Diretor Institucional e de Novos Negócios), Leonardo Lopes (Diretor de Operações) e Alexandre Galana Jr. (CEO da Yattó). Além disso, o evento contou com speakers referência do mercado como Fabrício Soler, professor, advogado, conselheiro ESG e Consultor Jurídico de resíduos, falando sobre o Tratado Global de Plásticos e suas Influências no Cenário Nacional; Thais Souza, Gerente de Suprimentos ESG na PepsiCo, contando sobre o processo de transformação na Cadeia de Valores ESG e Wagner Andrade, fundador do Menos 1 Lixo e ativista em prol da sustentabilidade, falando sobre como a comunicação pode trazer valor para os projetos ESG.

A presença de marcas que não fazem parte do programa também foi um dos pontos altos, incluindo Danone, Ampacet, Kimberly-Clark, Mondelez, Nissin, Vitopel, Yakult, Zaraplast, Electroplastic, Grupo Boticário, Kraft Heinz, Ypê, Dow e Braskem. O objetivo de convidá-las, segundo Luiz Grilo, Diretor Institucional de Novos Negócios, é “mostrar que existe reciclagem possível para resíduos complexos e que conseguimos ajudar diversas marcas a trilhar essa jornada de sustentabilidade de uma forma mais leve e que vá de encontro às metas ESG”.

Em 2023, o programa Yattó Transforma reciclou 700 toneladas de resíduos, o equivalente a mais de 1 bilhão de embalagens, evitando que fossem para lixões ou aterros sanitários. Além disso, o programa gerou mais de 700 mil reais em renda extra para as cooperativas associadas, beneficiando 1.360 catadores distribuidos em 4 estados: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O sucesso do programa reside nas inovações provenientes da pesquisa e do desenvolvimento, liderados pelas equipes de Operação. Com um investimento de mais de 3 milhões de reais aplicados diretamente na operação das cadeias de reciclagem de materiais de difícil processamento, o programa possibilitou reciclar embalagens flexíveis, poliestireno (PS), cápsulas de café, ráfia e PET colorido. Paralelamente, a eficiência do Brasil na reciclagem de alumínio, que atinge até 98% de aproveitamento segundo a Fundação Joaquim Nabuco (2021), inspirou a criação do Comitê de Sustentabilidade, visando elevar o nível de reciclagem de outros materiais igualmente desafiadores.

COMENTÁRIOS