Verallia define plano para redução de 46% da sua pegada de carbono até 2030

A Verallia – terceira maior produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo – deu início a um plano estratégico para que, até 2030, reduza em 46% suas emissões de carbono. “A Verallia tem colocado em prática em suas plantas todos os recursos tecnológicos disponíveis para atingir suas metas globais. No Brasil, por exemplo, estamos em fase final do projeto de um novo forno HeatOxyCombustion, capaz de proporcionar maior eficiência térmica e reduzir a emissão de carbono em até 20% em comparação aos existentes, além de um programa amplo de reuso de cacos de vidro, chamado Vidro Vira Vidro, que está obtendo resultados significativos na reinserção do caco no processo produtivo”, afirma Quintin Testa, diretor geral da Verallia América Latina.

Entre as metas da multinacional estão aumentar o porcentual de matérias-primas de baixo carbono, otimizar o consumo de energia, desenvolver energias renováveis e reduzir as outras emissões de gases de efeito estufa que não estão diretamente relacionadas ao funcionamento da fábrica, mas sim nas outras etapas do ciclo de vida do produto.

Para atingi-las, algumas ações já estão sendo realizadas, como a identificação de matérias-primas alternativas ao carbonato de cálcio e ao carbonato de sódio, sendo a principal delas o prórpio vidro – ou melhor, o caco. Em 2022, a taxa de utilização de 55,7% (em comparação com 49% em 2019) reduziu as emissões diretas em 94.760 toneladas.

Programa Vidro Vira Vidro

Criado pela Verallia, o programa Vidro Vira Vidro visa o descarte correto do vidro, por meio da instalação de PEVs nas ruas. Com este projeto, no Brasil, já foram reciclados mais de 3.000 toneladas de vidro em 655 PEVs instalados pela Verallia em 30 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Distrito Federal, que ajudaram a reduzir as emissões de CO2 no processo de fabricação de embalagens de vidro, consumo de energia e o uso de matéria-prima virgem.

“No Brasil, de acordo com dados do setor, apenas 25% do vidro é reciclado. Para mudar esse cenário, todos precisam se mobilizar. É nisso que estamos trabalhando. Para aumentar a coleta, estamos conversando com nossos parceiros, que têm um vínculo direto com os consumidores, e com cooperativas de recicladores, em especial, para realizar nosso programa “Vidro Vira Vidro”, que visa a instalação de 1.500 contêineres de coleta até 2026.”, explica Quintin.

A multinacional também tem colocado outras ações em prática como:

– Otimização do consumo de energia;

– Desenvolvimento de energias renováveis ou de baixo carbono;

– Redução de emissões indiretas;

-Contribuição para regeneração do solo por meio de projetos de reflorestamento e agrossilvicultura implementados prioritariamente nos países onde suas fábricas estão localizadas.

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