Bioleve amplia a rastreabilidade de seus galões de água com novo rótulo

Atuando na região de Lindóia (SP), a Bioleve tinha o desafio de ampliar a rastreabilidade dos seus galões retornáveis de água mineral. A marca demandava por rótulos que, além de suportar as mudanças de umidade e temperatura, mantivesse sua integridade por mais tempo, preservando as informações de identificação das embalagens durante todo seu ciclo de vida útil. Diante dessa necessidade, a empresa encontrou nas soluções autoadesivas da Avery Dennison.

De acordo com Rosângela Guersoni, gerente de qualidade da Bioleve, a escolha pelo rótulo Fasson PP Branco Fosco NTC/S0290/60G permitiu a incorporação de um código Datamatrix – código bidimensional que reúne em um pequeno espaço diversas informações como lote, data de fabricação e validade – nos galões de 10 e 20 litros com durabilidade. Atendendo aos elevados padrões de limpeza e resistência exigidos pela indústria de água, a solução garante que as etiquetas não se soltem facilmente, característica essencial para a integridade e qualidade do produto.

“Antes, utilizávamos etiquetas de papel com cola, que se soltavam durante o processo de lavagem dos galões, perdendo as informações necessárias para uma boa rastreabilidade, além de gerarem mais acúmulo de sujeira. Ao incorporar um código Datamatrix com novas etiquetas autoadesivas, fornecidas pela Avery Dennison, melhoramos significativamente nossa eficiência de produção e qualidade final. Em conformidade também com os mais altos padrões de higiene da indústria, essa solução foi um grande acerto e nos ajudou a cumprir o compromisso que temos com os nossos consumidores”, explica a executiva.

Segundo Keyse Ramalho Marques, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Avery Dennison, as características do Fasson PP Branco Fosco NTC/S0290/60G o tornam a escolha ideal para diferentes vertentes fabris, desde a indústria de alimentos e bebidas até o segmento de suplementos e produtos farmacêuticos.

“Quando pensamos nesses setores da indústria, a integridade das informações nos rótulos torna-se ainda mais essencial, tanto para o controle de qualidade dos fornecedores, quanto para o consumidor final, que poderá ter confiança naquilo que está consumindo. Outra vantagem é a sustentabilidade, já que a solução contribui para a redução de descarte dos resíduos, como acontecia com os antigos rótulos de papel”, destaca a executiva da Avery Dennison.

Segundo ela, o autoadesivo escolhido pela Bioleve possui também o respaldo de certificação da Food & Drug Administration (FDA) pelo seu contato indireto com alimentos. De acordo com esta regulamentação, a solução deve estar separada do alimento por uma barreira funcional. Além disso, o adesivo S0290 é reconhecido pela Associação dos Recicladores de Plásticos (APR) como apto para a reciclagem do polietileno de alta densidade (PEAD). Isso significa que os rótulos podem permanecer na embalagem sem afetar os processos de reciclagem.

COMENTÁRIOS