UltraCheese reduz 24,9 toneladas de plástico por ano em suas embalagens

Iniciativa inicia na linha de queijos fatiados e será implementada gradativamente em outros produtos

A UltraCheese, detentora das marcas Lac Lélo, Cruzília, Búfalo Dourado e Itacolomy, anuncia uma mudança significativa em sua linha de produção, destacando seu compromisso com a redução do impacto ambiental. Com um investimento de aproximadamente 650 mil reais, a empresa conseguiu diminuir em 20% o tamanho das embalagens de queijo fatiado em 15 skus próprios, reduzindo cerca de 24,9 toneladas de plástico por ano.

Como resultado dessas ações, a marca conseguiu não apenas contribuir diretamente para a preservação do meio ambiente, mas também realizar economias anuais de aproximadamente 540 mil reais em custos de materiais.

Luiz Eduardo Hermes Garcia, gestor de Meio Ambiente da UltraCheese, pontua que a mudança reforça o compromisso da empresa em adotar práticas ambientalmente responsáveis em todas as áreas da cadeia de produção. “A UltraCheese está comprometida em liderar o caminho em direção às práticas mais sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental e contribuindo para um futuro mais limpo. Nossas iniciativas são um reflexo disso e estamos entusiasmados em continuar a implementar mudanças positivas em nossa operação”, observa.

Além da decisão de limitar a quantidade de plástico empregada nas embalagens da linha de queijo fatiado, a companhia também atua no processo de destinação, recolha e reciclagem de todas as embalagens direcionadas ao mercado de consumo. Ação inclusive reconhecida com a certificação do selo Eu Reciclo. “Utilizamos práticas de logística reversa e alcançamos a marca de mais de 163 toneladas de materiais reciclados no ano passado”, diz Garcia.

Outra conquista é o Selo Verde, emitido pela Ludfor e concedido às empresas que utilizam energia limpa proveniente de fontes incentivadas pelo governo. “A temática da energia renovável, utilizada nas unidades em São João do Oeste (SC), Cruzília (MG) e Trindade (GO), garante que cerca de 92,4% de toda a energia utilizada em nosso processo produtivo seja proveniente de fontes renováveis, com a opção de escolha de compra pelo mercado livre de energia”, explica Garcia.

Além da redução do uso de plástico e da preocupação com utilização de fontes de energia limpa e renovável, a UltraCheese tem se dedicado a implementar uma série de iniciativas para promover os elementos chaves da cultura ESG (Environmental, Social and Governance). Contempla desde as diretrizes de compliance da companhia, a certificação Great Place to Work, os processos para certificação FSSC 22000 entre outros. As ações abrangem praticamente todos os setores de produção, gestão e distribuição, elevando os padrões de responsabilidade corporativa da indústria alimentícia. 

Edson Martins, CEO da Ultracheese

“Nosso compromisso com a cadeia de suprimentos de leite não apenas impulsionou o rendimento e o bem-estar dos animais, mas também resultou em ganhos ambientais e evitou a emissão de cerca de 23,7 mil toneladas de CO² em 2022”, afirma Garcia.

A marca investiu 18 milhões de reais em tecnologia de concentração de soro de leite, transformando aproximadamente 60% do volume processado em água tratada, para reutilização em diversos processos industriais, resultando em mais de 6 milhões de litros de água recuperados somente na unidade de São João do Oeste no ano passado.

“Nossos projetos vão além da planilha. É indiscutível que os retornos financeiros são surpreendentes e isso nos permite investir ainda mais em iniciativas ESG, mas além disso, temos um compromisso e desejamos construir valor social e ambiental para as pessoas e comunidades em que atuamos”, ressalta o CEO da UltraCheese, Edson Martins.

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