O supermercado online Justo lança a marca própria Do Justo, com produtos que reforçam seus diferenciais em um setor da economia digital que vem evoluindo progressivamente. A plataforma passa a oferecer um portfólio de produtos que traz sua curadoria, refletindo os atributos de qualidade, frescor e praticidade proporcionados pela tecnologia desenvolvida pela empresa, que é um de seus diferenciais no mercado.
A marca Do Justo nasce com 341 produtos, entre frutas e legumes, granéis, padaria, frangos sem antibióticos, ovos livres de gaiola, carnes e alternativas saudáveis e convenientes que já estão disponíveis na plataforma. Até dezembro, o portfólio deve totalizar 352 itens, compreendendo ainda mais produtos das categorias já disponíveis, desenvolvidos a quatro mãos a partir da parceria do Justo com produtores locais e com a indústria.
A seleção dos fornecedores para a construção do portfólio da marca própria é minuciosa, segundo André Braga, Country Manager da operação brasileira do Justo. “Estamos tendo muito cuidado com a escolha de fornecedores que conversam com nossa proposta de valor, ancorada no sabor, qualidade, frescor e saudabilidade. Quando nos dispomos a colocar nossa marca no produto, somos mais criteriosos ainda”, ele diz.
Os produtos atualmente identificados com a marca própria Do Justo já representam 10% das vendas da plataforma. “Somos obcecados pelo cuidado com os itens que comercializamos, desde a sua origem até a entrega aos nossos clientes. Nossa assinatura, a partir da marca própria, destaca ainda mais nossos atributos, o que têm atraído nossos clientes atuais e também novos consumidores para nossa plataforma”, acrescenta Braga.
No México, que já trabalha com a marca própria desde 2022, a linha de produtos compreende itens básicos da despensa, padaria, hortifruti, bebidas, higiene e limpeza. Por lá, a linha já representa 13% do faturamento total da empresa. “Para o Brasil, nossa expectativa é que os produtos da marca Do Justo signifiquem, ao final de 2024, 30% de nosso share de vendas”, projeta André Braga.
A tecnologia desenvolvida pelo Justo, estruturada com inteligência artificial, é o que garante a eficiência de todo o processo, do frescor dos alimentos à entrega do pedido completo, o que naturalmente também está por trás da marca Do Justo. A partir dela é feita a gestão de estoque e separação de produtos, operações e logística, o que permite entregar pedidos completos com economia de tempo e dinheiro.
O Justo surgiu em 2019, com os fundadores Ricardo Weder (MX) e Ricardo Martinez (BR), com o intuito de revolucionar a indústria de supermercados da América Latina, iniciando sua primeira operação no México e expandindo posteriormente para o Brasil e Peru, ambos em 2021. O Justo se baseia nos seguintes pilares: produtos frescos mais frescos; excelência no serviço de entrega; e pedidos completos, resultante de tecnologia de ponta que garante a integração em tempo real do estoque com a plataforma.
Atualmente, a operação brasileira, que completou dois anos agora em outubro, corresponde a 31% da operação global do Justo, que traz as atividades em seus dois Centros de Distribuição (CD), um deles inaugurado em maio deste ano, que ampliou a capacidade logística e a área de cobertura da empresa, passando a contemplar as cidades do ABC paulista, totalizando 13 municípios, incluindo Santos, que começou a atender em setembro. Com os dois CDs em operação em São Paulo, o Justo passa a estar disponível para uma população com cerca de 13 milhões de pessoas.
“A expectativa é que o Brasil se converta no principal mercado do Justo nos próximos anos, dadas as características do país e do comportamento do consumidor brasileiro, que é mais exigente e, ao mesmo tempo, mais aberto a testar novas experiências, soluções e plataformas de maneira geral”, explica Braga.