Luciana Pellegrino assume a presidência da Organização Mundial de Embalagem

Diretora Executiva da Associação Brasileira de Embalagem é a primeira mulher a assumir a o cargo em 56 anos de história

A diretora executiva da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, Luciana Pellegrino, assumiu, no dia 23 de novembro, a presidência da WPO – Organização Mundial de Embalagem durante a reunião realizada na Cidade do Cabo, na África do Sul. Luciana é a primeira mulher a assumir o cargo na WPO. Ela foi eleita em maio desse ano, por unanimidade, em reunião realizada durante a interpack, em Dusseldorf, na Alemanha. Ela substitui o Australiano Pierre Pienaar que esteve à frente da WPO por dois mandatos consecutivos, desde 2018.

Atuante na indústria de embalagem desde 1996, quando iniciou sua jornada no setor na Bryce Corporation USA, Luciana Pellegrino é graduada em Administração de Negócios, com especialização em Ciências Ambientais. Recentemente, ela fez um Master em Governança de Conselhos de Administração. Luciana atua há mais de 20 anos como Diretora Executiva da ABRE, entidade membro da WPO. Antes de assumir a Presidência da WPO, Luciana foi Vice-Presidente Sênior de Marketing, uma das funções que teve nestes 20 anos de experiência na Organização.

“Estou extremamente honrada por ter sido eleita pelo board da WPO como Presidente. Nos últimos 20 anos me dediquei a apoiar e a fortalecer a WPO porque realmente acredito que a entidade tenha um papel extremamente importante e um impacto positivo na comunidade global de embalagem. A ideia é dar continuidade a todos os projetos e ações muito bem-sucedidos e conduzidos por Pienaar nos últimos anos, e ir além”.

Um dos pilares da gestão de Luciana será aproximar a entidade dos temas estratégicos do mercado e das empresas de embalagem e de bens de consumo. “Essa conexão com a indústria possibilitará a harmonização de uma visão global para o setor, sempre com o objetivo de fortalecê-lo e de empoderar os membros em sua atuação em seus países.”

“Meu objetivo será, contando com o apoio de membros do conselho e da secretaria da WPO, fortalecer parcerias estratégicas com outras entidades internacionais, ampliar a participação em conferências globais, eventos e feiras levando a voz da indústria de embalagens, e ao mesmo tempo focar em áreas estratégicas para a entidade e setor como governança tecnologia e inovação”, conclui Luciana.

Para inaugurar este novo planejamento estratégico, a WPO estará presente, pela primeira vez, na COP28, em Dubai, no dia 9 de dezembro. Contando com a participação de Luciana Pellegrino e Soha Atallah, vice-presidente de Conferências, a WPO participará do painel “O papel da embalagem sustentável para alimentos para garantir segurança alimentar”, que acontecerá no Pavilhão IAEA.

Antes da COP28, Luciana Pellegrino, também participará, como presidente da WPO, do ASD Packaging Congress 2023 – 20 Congresso Internacional da Indústria de Embalagem, organizado pelo membro da WPO na Turquia, nos dias 7 e 8 de dezembro, em Istanbul.

COMENTÁRIOS