O Grupo Heineken deu mais um passo em seu compromisso de alcançar 100% de circularidade do plástico em suas operações. A cervejaria substituiu os shrinks que revestem as latas da marca Amstel por embalagens produzidas com 30% de resina de polietileno pós-consumo reciclada.
A ação é feita em colaborações com a Dow e a Lord. Essa parceria permitirá uma redução anual de 39 toneladas de emissões de CO2, demonstrando o impacto positivo que pode ser alcançado quando a indústria se une em prol de soluções responsáveis.
Em 2022 o Grupo Heineken implementou o uso do material em suas embalagens secundárias da marca Devassa, que foi a primeira a utilizar o material mais sustentável para distribuição em todos os pontos de venda. A substituição permitiu a redução de 777 toneladas de plástico das embalagens da marca em 12 meses, distribuída majoritariamente na região Nordeste do país. Esta segunda etapa amplia consideravelmente o volume de material proveniente de reciclagem, uma vez que a Amstel tem distribuição nacional e é a segunda marca mais consumida da companhia no Brasil.
“A experiência inicial com a marca Devassa nos deu ainda mais estímulo para expandir os esforços para outras marcas do portfólio, como Amstel com crescimento expressivo e que tem ganhado cada vez mais reconhecimento do consumidor. Estamos seguros de que ao implementar essa solução para a marca Devassa e agora para Amstel, estamos adotando um modelo circular, que além de reduzir a quantidade de plástico no meio ambiente contribui para uma gestão eficiente de resíduos sólidos em nosso ecossistema”, afirma Ornella Vilardo, diretora de Sustentabilidade do Grupo Heineken.
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“Temos consciência de que não é possível construir essa jornada sozinhos, por isso em parceria com fornecedores comprometidos com a sustentabilidade e outros aspectos da agenda ESG para trabalharmos de forma colaborativa, gerando valor efetivo para toda a nossa cadeia de atuação”, afirma a executiva.
“Para a Lord, fazer a diferença na redução dos impactos das embalagens no meio ambiente é primordial. Como indústria, estamos cientes do nosso papel em gerar influência positiva a uma nova cultura, onde tudo se reaproveita como matérias-primas para novos ciclos. E a utilização das resinas PCR em nosso portfólio de filmes flexíveis corrobora com nossos valores e missão no que tange pesquisa e desenvolvimento, tecnologia, inovação e responsabilidade ambiental”, explica Patrícia Azevedo, responsável pela área de ESG da Lord.
A Dow é a fornecedora da resina reciclada da linha Revoloop. “Uma vez mais, temos um trabalho em colaboração com a cadeia de valor trazendo avanços em requisitos de sustentabilidade nas embalagens, permitindo que a reciclagem ocupe um espaço cada vez mais relevante nesse mercado sem abrir mão de qualidade e da entrega técnica também tão importantes em embalagens termoencolhíveis. Contar com parceiros como a Heineken e a Lord, que estão comprometidos em colocar na prática estas soluções, fez toda a diferença para que esse notável caso de sucesso pudesse se concretizar e chegar às mãos dos consumidores”, diz Letícia Vanzetto, gerente de Desenvolvimento de Mercado, Embalagens e Plásticos Especiais da Dow.