Clarificante para produtos de PP traz economia de energia

Agente Millad NX8000, da Milliken, mostra eficiência energética com desempenho validado em mais de 500 testes realizados em diferentes tipos de produtos e máquinas injetoras

A busca por eficiência energética nos processos de produção industrial é um fator que tem movimentando inúmeros recursos, principalmente em inovação tecnológica, a fim de enfrentar com maior capacidade o alto custo de energia como as que estão em curso em vários países. É nessa linha de atuação que a Milliken & Company tem possibilitado à indústria obter economia de energia que chega a 12% em média, como é o caso da produção de peças com polipropileno clarificado utilizando o agente clarificante Millad NX8000, que permite o processamento em temperaturas mais baixas e, ainda assim, proporciona maior qualidade e melhor aspecto visual dos produtos finais.

“Devido à alta competitividade e busca por soluções mais sustentáveis, a indústria de produção de utilidades domésticas e embalagens vem buscando soluções e serviços que ajudem a melhorar a eficiência operacional e reduzir o consumo de energia”, afirma Edmar Nogueira, gerente de Desenvolvimento e Suporte Técnico da Milliken.

O exemplo citado de economia de energia vem diretamente da unidade da empresa na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, onde é fabricado o clarificante Millad NX8000, e que a partir do seu uso possibilita também reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa.

O clarificante permite substituir os plásticos considerados menos sustentáveis, como o poliestireno e o PVC, por NX UltraClear PP, um tipo de polipropileno que só é possível produzir mediante o uso do clarificante Millad NX8000.

De acordo com Nogueira, essa economia de energia (de 8% a 12%, em média) teve seu desempenho validado em mais de 500 testes realizados em diferentes tipos de produtos e máquinas injetoras – hidráulicas, elétricas e híbridas.

Baseado nos resultados destes testes, a Milliken trabalhou em conjunto com o Instituto UL (Underwriters Laboratories) para desenvolver um selo de certificação que está disponível para os produtores de resinas e transformadores de peças em polipropileno.

“Este selo vem sendo adotado por diversos clientes, buscando diferenciação comercial através da apresentação de um produto mais consciente a seus consumidores. Atualmente, mais de 50 empresas já estão utilizando este selo UL em seus produtos, reportando aumento de vendas após a adoção”, ressalta o gerente de Desenvolvimento e Suporte Técnico.

Para homologar o selo UL nos produtos, a Milliken oferece todo o suporte com documentação e procedimentos, e coloca à disposição toda a sua estrutura de Laboratório com máquinas industriais, para testes e amostras, e equipamentos de laboratório, na avaliação de resinas e peças finais.

Além disso, a empresa oferece todo suporte técnico na realização de testes em fábrica e medição de energia diretamente nas máquinas injetoras, durante a produção de peças com Millad NX8000, visando otimizar a eficiência operacional, maximizar a produtividade e qualidade, e reduzir o consumo de energia.

COMENTÁRIOS