Agente Millad NX8000, da Milliken, mostra eficiência energética com desempenho validado em mais de 500 testes realizados em diferentes tipos de produtos e máquinas injetoras
A busca por eficiência energética nos processos de produção industrial é um fator que tem movimentando inúmeros recursos, principalmente em inovação tecnológica, a fim de enfrentar com maior capacidade o alto custo de energia como as que estão em curso em vários países. É nessa linha de atuação que a Milliken & Company tem possibilitado à indústria obter economia de energia que chega a 12% em média, como é o caso da produção de peças com polipropileno clarificado utilizando o agente clarificante Millad NX8000, que permite o processamento em temperaturas mais baixas e, ainda assim, proporciona maior qualidade e melhor aspecto visual dos produtos finais.
“Devido à alta competitividade e busca por soluções mais sustentáveis, a indústria de produção de utilidades domésticas e embalagens vem buscando soluções e serviços que ajudem a melhorar a eficiência operacional e reduzir o consumo de energia”, afirma Edmar Nogueira, gerente de Desenvolvimento e Suporte Técnico da Milliken.
O exemplo citado de economia de energia vem diretamente da unidade da empresa na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, onde é fabricado o clarificante Millad NX8000, e que a partir do seu uso possibilita também reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa.
O clarificante permite substituir os plásticos considerados menos sustentáveis, como o poliestireno e o PVC, por NX UltraClear PP, um tipo de polipropileno que só é possível produzir mediante o uso do clarificante Millad NX8000.
De acordo com Nogueira, essa economia de energia (de 8% a 12%, em média) teve seu desempenho validado em mais de 500 testes realizados em diferentes tipos de produtos e máquinas injetoras – hidráulicas, elétricas e híbridas.
Baseado nos resultados destes testes, a Milliken trabalhou em conjunto com o Instituto UL (Underwriters Laboratories) para desenvolver um selo de certificação que está disponível para os produtores de resinas e transformadores de peças em polipropileno.
“Este selo vem sendo adotado por diversos clientes, buscando diferenciação comercial através da apresentação de um produto mais consciente a seus consumidores. Atualmente, mais de 50 empresas já estão utilizando este selo UL em seus produtos, reportando aumento de vendas após a adoção”, ressalta o gerente de Desenvolvimento e Suporte Técnico.
Para homologar o selo UL nos produtos, a Milliken oferece todo o suporte com documentação e procedimentos, e coloca à disposição toda a sua estrutura de Laboratório com máquinas industriais, para testes e amostras, e equipamentos de laboratório, na avaliação de resinas e peças finais.
Além disso, a empresa oferece todo suporte técnico na realização de testes em fábrica e medição de energia diretamente nas máquinas injetoras, durante a produção de peças com Millad NX8000, visando otimizar a eficiência operacional, maximizar a produtividade e qualidade, e reduzir o consumo de energia.