Suzano, Box Print e Merck se unem para neutralizar emissão de carbono em embalagens

A Suzano se uniu à gráfica Box Print e à farmacêutica Merck para neutralizar as emissões de carbono derivadas da produção de embalagens de medicamentos. O projeto prevê a neutralização de mais de 102 toneladas de CO2 que foram geradas no processo de fabricação de caixas de medicamentos produzidos pela farmacêutica em 2022, incluindo parte da produção do Glifage, indicado para tratamento de diabetes e medicamento mais vendido em unidades do Brasil.

A iniciativa contou com o apoio de uma consultoria para mapear e calcular a pegada de carbono de cada etapa do ciclo de vida das embalagens, desde o transporte das matérias-primas até a produção e transporte final das caixas de medicamentos aos pontos de venda. O processo incluiu a avaliação dos materiais utilizados nas mais de 6 milhões de embalagens como tinta, cola, papel cartão e verniz e calculou que, na média, cada unidade de caixa de medicamento possui uma pegada de carbono de 14,92 gramas de CO2 equivalente.

Para compensar as emissões de carbono de cada embalagem de medicamento, serão empregados 103 créditos de carbono – 1 tonelada de CO2 evitada ou compensada corresponde a 1 crédito de carbono –, que serão distribuídos entre Box Print e Suzano.

“Esse projeto é uma iniciativa alinhada com a estratégia de negócios da Suzano de descarbonizar a economia global, cujo esforço envolve ir além da própria operação e exige trabalhar em parcerias. Por isso, a empresa está constantemente buscando novas oportunidades para gerar créditos de carbono em diferentes áreas do negócio e buscando parcerias para reduzir as emissões líquidas de carbono em toda a cadeia de valor. E além da estratégia de geração de créditos, a companhia também busca mitigar os efeitos das mudanças climáticas por meio da oferta de soluções mais sustentáveis aos clientes.  Esse projeto com elos da indústria farmacêutica e gráfica é um ótimo exemplo disso”, afirma Fabio Almeida, diretor executivo de Papel e Embalagem da Suzano.

“Até 2030, a Merck tem o objetivo de integrar a sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor, incluindo colaborações com clientes e fornecedores, por isso esse tipo de parceria faz todo o sentido para a empresa”, diz Ariovaldo Cruppe Júnior, diretor industrial da Merck. Com essa colaboração e outras ações internas, em 2040, a farmacêutica visa atingir a neutralidade climática e a redução do consumo de recursos.

O movimento das empresas também está alinhado ao propósito da Box Print de entregar embalagens de qualidade amigáveis ao meio ambiente. “A parceria entre a Box Print, Merck e Suzano é um exemplo inspirador de como as empresas podem unir forças em busca de um objetivo comum: promover a sustentabilidade e demonstrar respeito por todas as formas de vida em nosso planeta”, ressalta Andresa Scheffer, Coordenadora de Marketing da Box Print.

COMENTÁRIOS