Programa Vidro Vira Vidro ultrapassa 2 300 toneladas de vidro reciclado

A iniciativa, promovida pela Verallia e pela Massfix, é inovadora na coleta e reciclagem de vidro e tem alcançado marcos significativos em diversas regiões do Brasil

A parceria entre Verallia e Massfix, no Programa Vidro Vira Vidro, está ganhando força em todo o Brasil, com resultados impressionantes em termos de coleta de vidro, conscientização ambiental e benefícios econômicos para as cidades participantes. Desde o lançamento, a iniciativa tem se expandido significativamente e alcançado resultados que estão fazendo a diferença para o meio ambiente e as comunidades locais.

“Vidro Vira Vidro” se estabeleceu firmemente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, abrangendo estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. O programa tem contribuído significativamente para a sustentabilidade ambiental dessas áreas e uma das principais conquistas refere-se à capacidade de coletar vidro nas diversas regiões participantes. Até o momento, em todo Brasil já foram recuperadas 2.349 toneladas de vidro nas áreas envolvidas com o projeto. A Região Sul registrou a coleta de 1.535 toneladas, enquanto o Sudeste contribuiu com 108 toneladas, e a Região Centro-Oeste surpreendeu com 706 toneladas. É evidente que as regiões Sul e Centro-Oeste lideram em termos de quantidade de vidro coletado, refletindo o comprometimento das comunidades locais em aderir ao projeto e adotar práticas mais sustentáveis.

Quintin Testa, diretor geral da Verallia para América Latina, ressalta os resultados expressivos conquistados: “O Programa Vidro Vira Vidro foi criado dando continuidade ao nosso propósito: Reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Os resultados desta ação estão sendo muito positivos, representamos uma parte importante na cadeia de reciclagem como uma das maiores produtoras globais de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, desta forma, temos o compromisso de avançar na agenda sustentável com ações de impacto positivo ao meio ambiente. Contamos com parceiros importantes para que o programa se desenvolva ainda mais, seja na logística, conscientização da população sobre o correto descarte do vidro, entre outros desafios”, afirma o executivo.

A iniciativa tem trazido inúmeros benefícios para as cidades envolvidas, além do descarte adequado do vidro e da redução dos custos de gestão do resíduo, o programa estimula a população a adotar práticas mais conscientes. Com relação aos planos futuros, a iniciativa pretende continuar ampliando a quantidade de PEVs nas regiões onde já está implementado. A meta estabelecida para 2023 de 500 PEVs foi superada, com 627 pontos instalados atualmente. E, com o objetivo de estendê-lo a novas regiões do Brasil, o foco se concentrará em áreas densamente povoadas, onde a logística sustentável seja viável e promissora.

“Estamos muito felizes em ver o Vidro Vira Vidro colhendo resultados tão significativos. Ver a coleta de vidro aumentar gradativamente em todas as regiões participantes é uma confirmação real do compromisso das comunidades em abraçar práticas sustentáveis. Esses resultados nos impulsionam a continuar avançando, expandindo nosso impacto e promovendo uma transformação positiva em todo o país”, comenta Juliana Schunck, CEO da Massfix.

Apesar dos ótimos resultados, o projeto enfrenta desafios significativos, como a logística eficiente e a conscientização da população sobre a importância da reciclagem. Uma das estratégias para lidar com a logística é a otimização das rotas, utilizando veículos de transporte adaptados às necessidades específicas da coleta e reciclagem. O principal objetivo da iniciativa é desempenhar um papel vital na transformação da maneira como as comunidades encaram o descarte e a reciclagem do vidro.

“É importante reconhecer que ao longo do caminho, enfrentamos desafios significativos. A logística de transporte eficiente do vidro coletado é, sem dúvida, um dos nossos maiores obstáculos. A coleta requer uma infraestrutura adequada e rotas otimizadas, o que tem sido uma tarefa complexa. Além disso, a conscientização e a participação da comunidade, embora em crescimento, ainda são áreas onde buscamos melhorias constantes. Apesar desses desafios, estamos comprometidos em superá-los para alcançar nosso objetivo de um futuro mais sustentável e consciente”, acrescenta Juliana.

COMENTÁRIOS