O futuro das embalagens de papelão ondulado

Por Cícero Mário*

*Cícero Mário é diretor comercial da Delta Indústria de Caixas de Papelão Ondulado

Quando tentamos falar sobre o futuro, pode vir à mente alguns advérbios de dúvida. Talvez, porventura e provavelmente expressam aquilo que não sabemos como será. Essas palavras se relacionam bem na correlação com o futuro das embalagens de papelão ondulado. Sendo o Brasil quem registra um crescimento de 3% ao ano versus mundo, com 2,2%, efetivamente, seguramente e sem dúvida, nosso país teria advérbios de afirmação suficientes como promissor nesse quesito.

É o que vislumbram analistas do setor. O mercado de embalagens de papelão deve crescer 2,2% ao ano até 2035 em nível global, enquanto no Brasil, a projeção da Empapel – entidade que representa a indústria de papelão – o crescimento projetado é de 3% ao ano nos próximos anos.

O futuro das embalagens de papelão ondulado é influenciado por uma série de fatores, incluindo tendências de mercado, avanços tecnológicos e preocupações ambientais.

A demanda por embalagens sustentáveis segue uma tendência irreversível – que bom para o planeta – e o papelão ondulado é considerado uma opção ecológica. Espera-se que haja um aumento na utilização de papelão reciclado e em embalagens que sejam simples de reciclar e compostar. Além disso, as empresas podem (e devem) explorar tecnologias de produção mais eficientes em termos de recursos para reduzir o desperdício.

As embalagens de papelão ondulado já deixaram de ser mais do que simples recipientes. Elas são usadas para contar histórias de marca e criar experiências para os clientes. No futuro, podemos esperar ver um aumento na personalização das embalagens para se destacar no mercado e cativar os consumidores.

A incorporação de tecnologia nas embalagens já é realidade, as chamadas embalagens inteligentes. Isso pode incluir códigos QR, RFID e sensores para rastreamento de produtos, autenticação e interação com os consumidores. Essas tecnologias podem fornecer informações úteis para as empresas e melhorar a experiência do cliente.

A pesquisa e o desenvolvimento contínuo estão levando ao aprimoramento das propriedades do papelão ondulado. Isso inclui a criação de embalagens mais leves que ainda oferecem resistência e proteção adequadas para os produtos. Essa tendência é importante para reduzir custos de transporte e minimizar o impacto ambiental.

A tecnologia de impressão digital está se tornando mais acessível e versátil, permitindo a personalização de embalagens em pequenas quantidades. Isso é benéfico para empresas de todos os tamanhos, pois podem criar embalagens exclusivas e direcionadas a segmentos específicos de mercado.

O crescimento do comércio eletrônico sempre estará impulsionando a demanda por embalagens de papelão ondulado. As embalagens projetadas para atender às necessidades do e-commerce, como proteção eficaz durante o transporte, abertura fácil e retorno conveniente, devem ser uma parte importante do futuro das embalagens de papelão.

A indústria de embalagens sempre deverá investir em automação e tecnologia de produção para aumentar a eficiência e reduzir custos. Isso pode levar embalagens de papelão ondulado mais consistentes e de alta qualidade.

O amanhã das embalagens de papelão ondulado deve continuar a evoluir para atender às demandas crescentes de sustentabilidade, personalização e eficiência. E a inovação tecnológica necessita caminhar lado a lado com a indústria, sempre entregando opções inteligentes com viés sustentável. O futuro das embalagens de papelão é promissor para nossa nação.

COMENTÁRIOS