Mars Petcare redesenha embalagens para incentivar economia circular

A fabricante de alimentos para pets Mars Petcare intensificou suas ações para facilitar a reciclagem de seus produtos redesenhando as embalagens de rações, que hoje são feitas a partir de diferentes resinas plásticas, para que sejam compostas por apenas um material, compatível com a reciclagem. O objetivo da companhia é fortalecer a economia circular e oferecer sempre produtos de qualidade.

“As embalagens são desenvolvidas para garantir a qualidade dos produtos até o final da sua vida útil e a Mars não abre mão dessa qualidade. Foi necessário um trabalho complexo em conjunto com fornecedores, fábrica e equipe de pesquisa e desenvolvimento. Já iniciamos a transição para monomaterial, sempre assegurando a qualidade dos nossos produtos”, explica Marcela Lopez, Especialista em Embalagens do time de Pesquisa e Desenvolvimento da Mars.

A Mars concluiu com sucesso os testes nas embalagens grandes de alimento seco, e o projeto será implementado em grande parte do portfólio de rações. As embalagens monomaterial serão comercializadas, inicialmente, nas rações de 10.1 quilos das marcas Pedigree e Whiskas. O Pedigree High Protein, que acabou de chegar ao mercado, já conta com as embalagens em monomaterial. 

“Estamos alinhados aos compromissos globais da Mars, com diversas ações positivas para o Brasil. Por isso atuamos em duas frentes: redesenhando nossas embalagens e investindo em parcerias para melhorar a gestão de resíduos e promover a reciclagem. Após muitos testes, estamos orgulhosos com o lançamento de Pedigree High Protein 10,1 quilos em estrutura que facilita a reciclagem. É uma jornada e fico muito feliz que já começamos, parabéns ao time que trabalhou nesse lançamento”, diz complementa Andréia Tei, Gerente de Sustentabilidade da Mars. A empresa não informou qual a resina utilizada nas embalagens.

A Mars também conta com parcerias para melhorar a gestão de resíduos e promover a reciclagem: com a empresa Pragma, através do Programa Recupera realiza as ações estruturantes de logística reversa de suas embalagens, e junto com a start up Yattó, contribui com o Programa Yattó Tranforma, focado em promover a separação e buscar trazer novos usos e soluções para reciclagem de materiais flexíveis. Recentemente, a Mars também anunciou um investimento conjunto de seis milhões de dólares com Amcor, P&G, na parceria com a Ong Delterra, para o aumento da capacidade de reciclagem na Argentina, no Brasil e na Indonésia, com o objetivo de facilitar o acesso a sistemas de gerenciamento de resíduos para 10 milhões de pessoas.

COMENTÁRIOS