Actega conclui consolidação de unidades brasileiras e tem novo diretor-geral

Planta de última geração da Actega, com 22.500 metros quadrados em Araçariguama (SP)foi oficialmente concluída

A Actega, fabricante de revestimentos especiais, tintas, adesivos e compostos de vedação para os setores de impressão e embalagens, anunciou hoje a conclusão oficial do projeto de consolidação de suas três unidades brasileiras em um único complexo de 22.500 metros quadrados em Araçariguama (SP). Com investimentos de 7 milhões de dólares, a nova instalação, construída com tecnologia de ponta, fortalecerá a Actega no setor com soluções que atendem aos mais altos padrões de segurança e proporcionam excelência em resultados.

Paralelamente, foi nomeado um novo diretor-geral que comandará a Actega do Brasil a partir de outubro de 2023. O escolhido para assumir o cargo, Ronaldo Begnossi, é graduado em Engenharia de Produção Química e tem MBA Executivo em Gestão Industrial, além de extensa experiência em cargos de liderança no setor. Com 25 anos de carreira, Ronaldo traz sua ampla vivência estratégica, gerencial e de diretoria para a ACTEGA do Brasil.

A nova unidade torna a Actega o maior fabricante do setor e capacita a empresa para o crescimento nos próximos anos

Em 2019, a ACTEGA consolidou, em sua nova unidade de Araçariguama, as atividades administrativas, de produção e de pesquisa e desenvolvimento, antes desenvolvidas em Guarulhos e Barueri. Com investimento de aproximadamente 2 milhões de dólares e área total, até então, de aproximadamente 12.000 m2, a nova unidade fez investimentos significativos em novas linhas de dispersão de alta performance para a produção de tintas de impressão à base de óleo, além de equipamentos para a produção de revestimentos à base de água. Como isso, a Actega do Brasil se tornou a maior unidade de produção de tintas de impressão à base de óleo e revestimentos à base de água na América do Sul, atendendo principalmente clientes nos mercados de embalagens metálicas e de papel e papelão.

Posteriormente, a unidade passou por nova expansão para abrigar e estender o negócio de vedantes para latas de duas e três peças, além de incorporar a terceira unidade brasileira da Actega, de Santana de Parnaíba, ampliando a área em 10.500 m2 adicionais. Esses investimentos extras somaram 5 milhões de dólares, consolidando a Actega como maior fabricante brasileira de vedantes e revestimentos especiais à base de solvente e UV para o setor de embalagens. A nova expansão reforçou sobretudo o negócio de Soluções para Embalagens Metálicas, com capacidade adicional para revestimentos e adesivos no setor de embalagens flexíveis. Esta etapa marcou a conclusão bem-sucedida do projeto e dos investimentos associados.

A nova instalação abrigará as atividades administrativas, de produção e de P&D da empresa.

“Com nossa expansão em Araçariguama, temos uma oportunidade única para promover inovações como essa em diversos setores do mercado. Além disso, nos permite atender às demandas de nossos clientes de maneira mais ágil, ao mesmo tempo mantendo os mais elevados padrões de qualidade e segurança. Nossas equipes especializadas, atuando em uma instalação de última geração, certamente contribuirão de maneira significativa para o crescimento e o desenvolvimento do setor de impressão e embalagens na América do Sul”, destaca Antonio Galhardo, Gerente de P&D para Revestimentos de Embalagens Metálicas.

“A inauguração da nova unidade marca um momento importante para nossos clientes e nossa presença no mercado sul-americano. O investimento demonstra o nosso compromisso com a região e amplia ainda mais a nossa oferta de tintas, revestimentos e outros produtos e tecnologias inovadores para embalagens flexíveis. Além disso, fortalece nossa capacidade de atender às demandas de nossos clientes locais de forma centralizada, com uma abordagem ainda mais dirigida e centrada no cliente”, diz Thomas Sawitowski, diretor global do negócio de embalagens flexíveis.

COMENTÁRIOS