Ação piloto recolhe 21 mil garrafas de vidro no entorno do estádio do Morumbi

Ação ocorreu durante o jogo São Paulo x Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro

A fabricante de embalagens de vidro Owens-Illinois (O-I) recolheu 2 690 toneladas de garrafas de vidro, o equivalente a 21 mil unidades, no último dia 21 de outubro, no entorno do estádio do Morumbi, em São Paulo, durante o jogo São Paulo x Grêmio pelo Campeonato Brasileiro. A iniciativa aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana da cidade de São Paulo, a Startup Grupo Seiva e a ONG Pimp My Carroça.

“Após o resultado dessa primeira ação, queremos ampliar esse modelo de parceria para outros eventos em São Paulo e nos demais estados, especialmente naqueles em que temos fábricas, o que facilita a logística. Portanto, a O-I já está em contato com empresas que apresentaram interesse em apoiar as próximas ações no entorno dos demais estádios”, diz Alexandre Macário, gerente de Economia Circular da O-I. A Owens-Illinois é a maior recicladora de vidro do país e tem indústrias instaladas nos municípios de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Vitória de Santo Antão (PE).

“Nessa ação piloto, instalamos 5 máquinas trituradoras, fabricadas pelo Grupo Seiva, nas proximidades do estádio do Morumbi para coletar garrafas de vidro pós-consumo, com a ajuda das catadoras e catadores parceiros pelo Cataki, aplicativo do Pimp My Carroça. Ao conectarmos os parceiros certos, viabilizamos o retorno dessas embalagens para a indústria. Em menos de 72 horas após o evento, as garrafas já estão de volta aos fornos para serem transformadas em novas embalagens”, explica Macário.

Outro benefício da ação é que com o apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana os resíduos recebem o destino correto, evitando que cheguem aos aterros sanitários da cidade de São Paulo.

COMENTÁRIOS