ABTCP 2023 destaca a relevância da inovação na promoção da circularidade da indústria de base florestal

O 55º Congresso Internacional de Celulose e Papel — ABTCP 2023 abordará a inovação como pilar da circularidade da indústria de base florestal. Realizado em formato presencial, entre os próximos dias 17 e 19 de outubro, no Novotel Center Norte, em São Paulo (SP), o evento promovido anualmente pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) propõe como tema central da edição um assunto que impacta a competitividade atual e promete desdobramentos promissores para a atuação do setor nos próximos anos. “Durante os três dias de evento, vamos mostrar como estamos permeando novos mercados e aplicações, considerando que tanto os resíduos da indústria de celulose e papel como os biomateriais advindos da madeira podem efetivamente ser transformados em novos produtos”, adianta Silvana Meister Sommer, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da Klabin e presidente do ABTCP 2023.

Executivos e profissionais que atuam na indústria de celulose e papel assim como estudantes e profissionais de outras áreas de atuação terão a oportunidade de atualizar os seus conhecimentos e conferir as últimas tendências sobre uma variedade extensa de temas. A partir da pauta central, a programação irá contemplar sessões técnicas sobre Celulose, Papel, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Florestal, Indústria 4.0, Engenharia e Transformação Digital, Recuperação e Energia, e Biorrefinaria.

Pedro Fardim, da KU Leuven; Niklas Berglin, da NiNa Innovation; Roberto Andres Villarroel Guerrero, da Eldorado Brasil; Luana Dessbesell, da Aalto University, Teruyuki Mori e Manabu Yamamoto, do Group Oji, e Graziela Baptista Vidaurre, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), destacam-se entre os pesquisadores renomados confirmados.

Viviane Nunes, head de Treinamentos de Pessoas da Universidade Setorial ABTCP, informa que a entidade dispõe de um comitê avaliador qualificado, que sempre busca reunir as contribuições mais relevantes de membros da academia e de profissionais de empresas de tecnologia nacionais e estrangeiras para que o público participante do evento fique a par dos principais desenvolvimentos do setor. “Na edição deste ano, reunimos especialistas do Brasil, Canadá, Estados Unidos, Finlândia, entre outros países, para compor o comitê. Estes profissionais com ampla bagagem técnica e prática no setor contribuem para que os temas mais atuais e relevantes de cada área sejam selecionados e trazidos para a nossa programação.”

Silvana lembra que o valor da ABTCP vai além da troca técnica: está no compartilhamento de experiência e networking, principalmente, com conexão e propósito. “Estamos numa fase muito avançada da tecnologia, mas as pessoas e, especialmente, a visão humana sobre cada trabalho são fundamentais”, reforça a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da Klabin e presidente do ABTCP 2023.

Principal elo técnico do setor, ABTCP estende olhar para práticas futuras

Atuando há mais de cinco décadas como o principal elo de disseminação das inovações tecnológicas referentes à cadeia produtiva de celulose e papel, a ABTCP acompanha de perto as tendências em curso para se manter sempre atualizada e apta a atender às demandas técnicas do setor. “A ABTCP entende não só a relevância do tema como a importância de promover discussões acerca do mesmo, a fim de disseminar os resultados encontrados pelas pesquisas atuais e até mesmo capacitar os profissionais que fazem parte do setor para impulsionar ainda mais essa indústria e ampliar a abrangência da circularidade”, exemplifica Rodrigo Vizotto, presidente do Conselho Executivo da ABTCP e presidente da Kadant.

Ainda na avaliação de Vizotto, uma das vantagens dessa disseminação ampliada, que envolve outros stakeholders e assim promove intercâmbio de expertises e dá oportunidades de compartilhamento dos trabalhos desenvolvidos, é o poder de aproximação com os diversos agentes que irão atuar no processo de transformação almejado pela sociedade. “Tenho plena convicção de que a ABTCP está cada vez mais fortalecida como elo que une todos esses stakeholders e que isso é muito favorável ao fortalecimento da bioeconomia, se pensarmos de forma mais ampla. Um demonstrativo claro dos resultados positivos vindos do trabalho em andamento é que temos observado um crescimento contínuo de público nos eventos promovidos pela ABTCP, além da participação efetiva dos membros das comissões técnicas e de outros indicadores que avaliam as iniciativas realizadas pela entidade. Esses números reforçam o propósito do planejamento estratégico mais recente de tornar cada vez mais robusto o protagonismo da associação nos temas técnicos do setor.”

ABTCP 2023 — 55º Congresso Internacional de Celulose e Papel

Tema: Inovação como pilar de circularidade no setor de papel e celulose

Data: 17 a 19 de outubro de 2023

Local: Novotel Center Norte, São Paulo (SP)

Mais informações: https://abtcp2023.org.br

COMENTÁRIOS