A SIG e a AnaBio Technologies apresentam o primeiro lançamento global de um iogurte probiótico de longa duração – um grande avanço para bebidas probióticas e embalagens assépticas. Esse desenvolvimento revolucionário cria uma categoria de produtos: bebidas probióticas envasadas em embalagens cartonadas assépticas e spouted pouches que podem ser armazenadas por períodos prolongados sem refrigeração.
Até agora, não era possível incorporar probióticos em embalagens assépticas de bebidas devido à sua incapacidade de sobreviver aos tratamentos térmicos comuns usados no processamento. Os probióticos também podem ser instáveis durante o armazenamento, o que normalmente restringe seu uso a bebidas refrigeradas com prazo de validade curto.
A combinação da tecnologia de encapsulamento da AnaBio com a tecnologia de envase asséptico da SIG supera essas restrições, permitindo que as empresas de alimentos e bebidas produzam bebidas probióticas contendo probióticos vivos, que são embaladas em embalagens cartonadas e spouted pouches e podem ser mantidas em temperatura ambiente por longos períodos sem refrigeração. Isso representa uma oferta completamente nova para o consumidor, atendendo à necessidade de bebidas probióticas saudáveis, saborosas e nutritivas, em embalagens sustentáveis e convenientes.
Sinéad Bleiel, fundadora da AnaBio Technologies, explica que a tecnologia patenteada de encapsulamento reveste as células probióticas, como as cepas de Lactobacillus, com uma camada protetora. “Isso permite que as cepas resistam a altas temperaturas durante o processamento. Quando o produto probiótico é consumido, o revestimento é naturalmente quebrado pelas enzimas digestivas, liberando o probiótico para colonizar o intestino delgado e proporcionar seus benefícios à saúde. Junto com a equipe de especialistas da SIG, podemos não apenas oferecer aos consumidores produtos probióticos com benefícios exclusivos para a saúde, mas também uma vida útil mais longa para maior conveniência. Trata-se de uma verdadeira inovação no campo das bebidas probióticas”, ela diz
A SIG aplicou parâmetros específicos de envase e processamento que garantem uma suspensão homogênea de células probióticas por embalagem. Isso garante o envase seguro de probióticos nas soluções de embalagem asséptica com os mais altos níveis de qualidade.
Para Christoph Wegener, Chief Markets Officer (CMO), na SIG, “com a criação de uma nova categoria de produtos, tanto a SIG quanto a AnaBio estão oferecendo aos fabricantes de bebidas e alimentos uma solução pioneira para superar as atuais limitações das bebidas probióticas frias. Nossa inovação oferece menores custos de distribuição, já que não é necessária refrigeração, maior prazo de validade, maior alcance e menor desperdício de alimentos, tanto para os varejistas quanto para os consumidores. As bebidas probióticas assépticas à base de iogurte demonstram nosso empenho contínuo em inovar para atender rapidamente às mudanças nas necessidades dos consumidores, oferecendo alta qualidade do produto e maior prazo de validade em embalagens sustentáveis. Nossas embalagens cartonadas assépticas são comprovadamente uma das soluções de embalagem mais sustentáveis do mercado”.