Empapel tem novo Presidente-Executivo

25/09/2023

O embaixador José Carlos da Fonseca Junior é o novo presidente da Associação Brasileira de Embalagens em Papel – Empapel. Gabriella Michelucci continua como Presidente do Conselho de Administração da EmpapelOrg e atuará em conjunto com o novo Presidente-Executivo.

Aprovado em concurso ao Instituto Rio Branco em 1980, José Carlos da Fonseca tem formação acadêmica em Direito e Relações Internacionais. Ao longo da carreira, em diversos momentos trabalhou na área da promoção comercial e da diplomacia econômica, no Itamaraty e em postos no exterior.

Além disso, por duas vezes exerceu funções no Ministério da Economia/Fazenda, tendo sido Chefe de Gabinete do então Ministro Pedro Malan, entre 1996 e 1998.

Foi Embaixador do Brasil em Myanmar, além de Ministro Conselheiro em Nova Delhi, na Índia. Também serviu duas vezes em Washington (DC), nos EUA, bem como em Ottawa, Maputo, Abu Dhabi, Santiago e Manila.

Licenciado da carreira diplomática, o Embaixador Fonseca também foi Deputado Federal, entre 1990-2003, representando seu estado de origem, o Espírito Santo, onde atuou também como Secretário da Fazenda e Secretário-Chefe da Casa Civil.

“Estou entusiasmado com o desafio de liderar a Empapel. Minha longa trajetória na carreira diplomática, com funções no Brasil e no exterior, recentemente foi complementada por uma rica experiência no setor privado, já que, desde 2019, fui o Diretor-Executivo de Ibá (Indústria Brasileira de Árvores). Com base na sinergia de aspectos convergentes na agenda da Empapel e da Ibá, o objetivo é consolidar e fortalecer ainda mais a representação da cadeia das embalagens de papel”, afirma o novo Presidente-Executivo da Empapel.

Fonseca cumpre mandato como membro do Comitê Diretor do The Forests Dialogue (TFD) e do International Council of Forest and Paper Associations (ICFPA), além de ser o Vice-Presidente do Advisory Committee on Sustainable Forest-based Industry (ACSFI/FAO). Desde dezembro de 2021, tornou-se co-facilitador da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, representando o setor privado naquela plataforma de diálogo multissetorial composta por mais de 350 membros que representam o setor privado, o setor financeiro, o mundo acadêmico e as ONGs.

COMENTÁRIOS