Caixa de gin funciona como “hotel” para abelhas

A marca de bebidas Inverroche é uma das pioneiras do movimento de gin artesanal que emergiu na África do Sul na década passada, e o sabor de alguns de seus gins é atribuído ao Fynbos, um arbusto sul-africano. As abelhas solitárias são vitais para o ecossistema, sendo responsáveis pela polinização de cerca de um terço das culturas alimentares do mundo. Entre elas, o Fynbos. Portanto, sem essas abelhas, que sofreram um declínio de 70% em sua população, o gin da Inverroche perderia sua essência característica e correria o risco de não existir mais.

Assim, a Inverroche lançou uma edição limitada de sua embalagem, batizada de Bee&Bee, que funciona como um “hotel” para as abelhas.As abelhas solitárias da África do Sul são diferentes das abelhas de colmeia. Elas não têm uma colmeia e dependem de locais de nidificação para sobreviver.

A embalagem é feita de madeira de eucalipto, espécie invasora na África do Sul. A construção foi possível graças à colaboração com a Houtlander, uma empresa de carpintaria sustentável, e a organização Working for Water, focada no controle do impacto de espécies vegetais estranhas à flora nativa.

Para garantir que o “hotel” funcionasse, a Inverroche contou com a ajuda da pesquisadora de biodiversidade Chevonne Reynolds. Sob sua orientação, a madeira permaneceu sem tratamento, sem tinta ou verniz. Utilizando um laser para gravar o logo da Inverroche e substituindo parafusos por cavilhas de madeira, a embalagem não é apenas amigável para as abelhas, mas também biodegradável.

Cada caixa possui 112 orifícios, cada um capaz de abrigar uma abelha solitária. Até agora, foram criadas 6 000 embalagens, com potencial para abrigar 672 mil abelhas solitárias.

Fonte: InovaSocial

COMENTÁRIOS