São Paulo amplia pontos de coleta de vidro

A cidade de São Paulo está ampliando os locais de descarte exclusivo de vidro com 21 novos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para coleta do resíduo, que será destinado à reciclagem. O município já conta com coletores e as novas instalações irão ampliar a coleta seletiva na capital. Os containers estarão espalhados por locais estratégicos para o descarte, próximos de bares, restaurantes e áreas de grande circulação da população

A instalação dos PEVs tem como propósito aumentar a circularidade do vidro no Brasil e é liderado pela Verallia, líder europeia e terceira maior produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo, e pela Massfix, líder nacional na reciclagem de cacos de vidros. A coleta dos vidros descartados nos PEVs será realizada pela Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio das concessionárias Ecourbis Ambiental e Loga-Logística Ambiental, responsáveis pela coleta seletiva de resíduos na cidade.

Após a coleta, o vidro será encaminhado às cooperativas da cidade e posteriormente destinado à Massfix, que fica responsável pela compra dos vidros, e destina à indústria recicladora Verallia, que utiliza os cacos para a fabricação de novas embalagens.

Além de São Paulo, os containers estão sendo implementados em diversas outras cidades brasileiras. Já foram instalados 621 PEVs em cinco estados (SP, MG, RS, SC e DF) e a meta é chegar a 1.500 pontos até 2025.

Para Quintin Testa, Diretor Geral da Verallia para América Latina, o consumo consciente é um desafio a ser estimulado na população. “No Brasil, infelizmente apenas uma pequena parte do vidro é destinado à reciclagem, aumentando a sobrecarga dos aterros e custo para as prefeituras. Por isso o Programa Vidro Vira Vidro é um importante aliado para ajudar o poder público a incrementar suas taxas de reciclagem”, afirma.

Hoje, é estimado pelo setor que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários e apenas 25% são reciclados. Além do acúmulo de resíduos, os materiais destinados aos aterros possuem custo para as prefeituras.

Para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Apenas com a utilização de cacos na produção de novas embalagens já é possível reduzir o consumo de energia, extração de recursos naturais e a emissão de CO2.

Para se ter ideia, a cada 10% de caco utilizado na produção, pode-se reduzir 5% de CO2 e 2,5% a menos de consumo de energia no processo de fabricação.

Programa Vidro Vira Vidro

Criado pela Verallia e pela Massfix , o programa Vidro Vira Vidro tem expectativa de coletar 24 mil toneladas de caco por ano, que ajudará a reduzir as emissões CO2 no processo de fabricação de embalagens de vidro, consumo de energia e o uso de matéria-prima virgem.

Endereços

Praça Rotary – 1 – R. Cel. Joviniano Brandão

Praça Rotary – 2 – R. Cel. Joviniano Brandão

Largo da Batata – 1 – Av. Brigadeiro Faria Lima

Largo da Batata – 2 – Av. Brigadeiro Faria Lima

Largo da Batata – 3 – Av. Brigadeiro Faria Lima

Largo da Batata – 4 – Av. Brigadeiro Faria Lima

Largo da Batata – 5 – Av. Brigadeiro Faria Lima

Largo da Batata – 6 – Av. Brigadeiro Faria Lima

Largo da Batata – 7 – Av. Brigadeiro Faria Lima

Largo Nossa Senhora do Ó – 1 – Praça da Matriz N. Senhora do Ó S/N

Largo Nossa Senhora do Ó – 2 – Praça da Matriz N. Senhora do Ó S/N

Largo Nossa Senhora do Ó – 3 – Praça da Matriz N. Senhora do Ó S/N

Largo Nossa Senhora do Ó – 4 – Praça da Matriz N. Senhora do Ó S/N

Largo Nossa Senhora do Ó – 5 – Praça da Matriz N. Senhora do Ó S/N

Largo Nossa Senhora do Ó – 6 – Praça da Matriz N. Senhora do Ó S/N

Largo Nossa Senhora do Ó – 7 – Praça da Matriz N. Senhora do Ó S/N

Garagem Sul – 1 – R. Otávio Tarquinio de Sousa, 223

Garagem Sul – 2 – Av. Francisco de Carvalho, 2

Garagem Sul – 3 – Praça Isaac Grinman, 246

Garagem Sul – 4 – R. Cel. Naul de Azevedo, 29

Garagem Sul – 5 – R. João Francisco Delmas, 117

COMENTÁRIOS