Pool de empresas desenvolve nova tecnologia para impressão digital de latas

A Brasilata Labs, a HP Indigo e a Actega desenvolveram em conjunto uma nova tecnologiapara a impressão offset digital em latas, uma solução de alto rendimento e alta qualidade, para tiragens a custo competitivo de até 3000 folhas-de-flandres.

Batizada de Innocan, a tecnologia torna a impressão digital offset de alta velocidade uma realidade para a indústria de fabricação de latas de aço e pode beneficiar, além de grandes marcas, pequenos e médios empreendedores que trabalham com volumes menores de embalagens, pois designs personalizados são cada vez mais exigidos pelos clientes.

Gabriel Zaragüeta, CEO da Brasilata Labs, explica que o esforço colaborativo das três empresas para desenvolver essa nova tecnologia vai aquecer o mercado de embalagem de latas. “Até agora, essas capacidades só podiam ser encontradas na indústria de papel e etiquetas”, diz Zaragüeta. “Vemos um futuro brilhante e promissor para o Innocan. Essa é a tecnologia que a indústria busca há muito tempo e apresenta uma maneira mais enxuta, limpa e melhor de imprimir em latas”, ele explica.

“Cada lata é única e impressionante, graças à sua impressão digital de qualidade offset em filme laminado. Este novo desenvolvimento é outro exemplo da inovação centrada no cliente da Actega”, ressalta Wilfried Lassek, vice-presidente sênior de embalagens de metal da Actega.

Latas impressas com a tecnologia Innocan

“Estamos muito satisfeitos em trazer nossa tecnologia de impressão digital líder de mercado para outro domínio, abrindo novas oportunidades de negócios na fabricação de latas, com produção just-in-time e estoque zero”, afirma Gidi Amir, estrategista de inovação e propriedade intelectual da HP Indigo.

O método proprietário e com patente funciona em latas de três peças, como aerossóis, latas de alimentos e linhas geris, atendendo aos padrões de proteção e migração de material de decoração defendidos pela indústria. Esse método permite a redução nos custos de impressão para até 60 000 latas de 1 litro (3000 folhas), segundo a Brasilata. Para mais de 60000 latas, a diferença de custo é insignificante, enquanto a qualidade de imagem Innocan é mais nítida e a tecnologia offset digital cria impressão ornamentada com uma variedade de opções de acabamento disponíveis. A tinta de impressão da HP Indigo é compatível com alimentos e aplicável a vários tipos de lata: soldadas ou dobradas, expandidas e aerossóis.

O processo do Innocan inclui preparar a folha de metal com os revestimentos especiais da Actega, imprimir com uma HP Indigo em um substrato polimérico e aplicá-lo ao metal utilizando um equipamento especial desenvolvido pela Brasilata Labs.

Como funciona:
(Veja vídeo abaixo)

1. Preparando a chapa para o Innocan:
Preparar o substrato metálico com revestimentos especificamente desenvolvidos em parceria com a Actega do Brasil. São revestimentos dupla cura facilmente aplicáveis no mesmo processo que a indústria já utiliza.

2. Impressão offset digital HP Indigo em substrato polimérico:
São utilizados equipamentos das séries 3 ou 4 que imprimem de bobina para bobina em um substrato específico homologado pela HP.

3. Adesão da bobina à chapa metálica:
A Brasilata Labs desenvolveu um equipamento especial, de baixo custo, que permite a adesão do filme ao metal e garante uma adesão perfeita e um resultado compatível com o offset convencional.

COMENTÁRIOS