Tetra Pak de SP recebe certificação internacional

A fábrica da Tetra Pak Brasil localizada em Monte Mor (SP), tornou-se a primeira unidade fabril da companhia nas Américas a receber a certificação World Class Award da metodologia Total Productive Maintenance (TPM), conferida pelo Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM). A cerimônia de premiação ocorreu em Kyoto, no Japão, em março deste ano.

Trata-se do quinto e mais alto nível da certificação, concedido após auditorias realizadas em 2022 na unidade do interior paulista. A outra fábrica da Tetra Pak no Brasil, localizada em Ponta Grossa (PR), também foi premiada pelo JIPM como Advanced Special, quarto nível da certificação.

A implementação do TPM, que visa eliminar perdas, reduzir quebras, garantir a qualidade e diminuir custos nas empresas com processos contínuos, começou na unidade em 2000. Ao longo dessas mais de duas décadas, além do aporte em equipamentos e de tecnologia avançada, foi realizado amplo investimento em educação e desenvolvimento dos indivíduos e das equipes, em gestão de qualidade e produtividade, em cuidados com o meio ambiente e com a segurança e a saúde no trabalho, além da implementação de pilares de excelência relacionados a melhorias contínuas de desempenho e aos demais indicadores da fábrica.

“Adotamos uma estratégia para a transformação da nossa tecnologia, com conceitos modernos da Indústria 4.0, dos nossos processos e, mais importante, a transformação das nossas pessoas, tornando-as autônomas, a fim de operarmos em total harmonia – como uma orquestra mesmo – para a fábrica entregar mais performance e trabalhar com equipes muito mais engajadas, chegando ao índice mais alto do TPM”, explica Salvador Marino, diretor da fábrica da Tetra Pak em Monte Mor.

Na fábrica do Paraná, por sua vez, a expectativa é de continuar avançando para atingir o grau máximo em breve. “O próximo passo, para nós, é obter a certificação World Class”, destaca o diretor da planta em Ponta Grossa, Bernardino Brandão. “Monte Mor e Ponta Grossa são irmãs, e como trabalhamos muito próximos uma da outra, queremos nos juntar a eles como a próxima fábrica World Class nas Américas, em 2025 ou 2026.”

Nas auditorias, é explicada e analisada a metodologia, sempre de modo a identificar perdas e entender com profundidade a sua causa-raiz, provendo uma solução. Isso requer, muitas vezes, parceria com clientes e fornecedores. No caso da Tetra Pak no Brasil, entre esses fornecedores parceiros estão Braskem, Klabin e CBA. Marino destaca que, “embora o TPM se estruture em oito pilares, na nossa fábrica implementamos onze, a fim de que possamos dar mais focos em temas relevantes como Meio Ambiente e Custos, além de poder expandir para áreas administrativas, por exemplo”.

Planta da Tetra Pak em Monte Mor (SP)

COMENTÁRIOS