A MD Papéis e o Grupo Boticário fizeram uma parceria e lançam o Botipaper, papel cartão 100% reciclado para uso exclusivo do grupo. O produto será utilizado na confecção de estojos em datas publicitárias trabalhadas pela marca. As embalagens produzidas a partir do Botipaper já serão utilizadas em parte das campanhas do Dia dos Pais e de Natal em 2023.
Com o Botipaper, o Grupo Boticário pretende cumprir 15 compromissos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre essas metas, previstas para até 2030, estão usar 100% de material reciclado e reciclável, ou, compostável/biodegradável em 50% dos kits; utilizar 20% de embalagens reaproveitáveis, dentre outras.
O lançamento do papel cartão aconteceu em junho, na sede da fabricante MD Papéis, para algumas gráficas fornecedoras do Grupo Boticário.
O Botipaper é produzido a partir de aparas pré e pós-consumo, apresentando resultados positivos, como a melhoria da superfície de impressão e a redução na absorção de tinta, gerando mais economia e uma melhor maquinabilidade no processo gráfico. Com isso, além de outras melhorias, a MD Papéis e o Grupo Boticário, conseguiram obter uma embalagem não apenas sustentável, mas com uma melhor apresentação ao mercado consumidor.
Na composição, foram utilizados resíduos celulósicos dos processos de produção do Grupo Boticário, coletados nas unidades de Camaçari e São José dos Pinhais, por meio de parceria com Gerenciamento de Resíduos Industriais (GRI). Também foram aproveitadas as aparas coletadas no projeto “Preço de Fábrica”, na unidade de Camaçari, em parceria com a Greenmind, parceiros para um mundo sustentável.
O propósito da iniciativa, conforme o diretor de Operações da MD Papéis, Aldinir Nascimento, está pautado no desenvolvimento de soluções sustentáveis para embalagens, “garantindo a circularização e o reuso de matérias-primas”.
A responsável pelo projeto no núcleo de Perfumaria e Datas, dentro da área de Suprimentos do Grupo Boticário, Jéssica Beal Botemberger, diz que a iniciativa vai além da criação de mais uma solução para embalagens. “Trata-se de nutrirmos as nossas relações com parceiros engajados no sucesso responsável e na preocupação com o meio em que vivemos, além do brilho nos olhos pelo que fazemos”, reforça.
Para informar o público consumidor sobre essa iniciativa inédita, as embalagens dos kits da marca, conterão um QR Code, por meio do qual as pessoas poderão conhecer as ações de respeito ao Meio Ambiente atreladas ao desenvolvimento desse novo papel cartão.