GEF consolida participação em 35% da Lar Plásticos

A GEF Capital Partners comprou cerca de 35% da Lar Plásticos, plataforma de economia circular atuante no setor de reciclagem do resíduo plástico no Brasil. A participação minoritária do fundo investidor foi concluída após um longo processo coordenado pelo Santander em que outras empresas também disputaram a aquisição da companhia.

De acordo com os diretores da Lar Plásticos, a aproximação com a GEF aconteceu de maneira natural e estratégica, já que a investidora ambiental enxergou um potencial de desenvolvimento na companhia que trata do resíduo plástico. No mercado desde 2018, período em que aconteceu a divisão colaborativa da Global Environment Fund, pioneira em sustentabilidade global, a GEF agora pretende somar para o crescimento da marca diante do mercado.

A Lar Plásticos foi fundada em 2011 e começou a entender que esse modelo de negócio seria uma excelente alternativa para a marca ao notar uma sólida oportunidade de expandir seu negócio e tornar-se uma referência em economia circular no Brasil. Atualmente, a plataforma está localizada na cidade de Atibaia, onde mantém um parque fabril de mais de 20 mil m2 e recebe mensalmente cerca de 1,2 mil toneladas de resíduos plásticos de cooperativas e prefeituras locais.

O diferencial da organização que atraiu o olhar da GEF Capital foi o processo verticalizado que garante maior controle e qualidade ao longo da cadeia produtiva. Isso significa que toda a linha de produção, desde a triagem e reciclagem da matéria-prima até a confecção, venda e entrega dos artigos finais são geridos pela própria Lar Plásticos.

Na prática, a GEF vem para somar em inovação e tecnologia, investindo ainda mais em maquinário e no processo produtivo em si. Além disso, com a chegada do fundo, um novo CFO (Chief Financial Officer) atuará diretamente na reestruturação do olhar voltado para ESG e sustentabilidade, ponto de interesse comum das empresas.

“A entrada da GEF com a participação minoritária traz para a Lar Plásticos visibilidade diante do mercado de reciclagem e maior investimento para novos projetos e inovação do processo produtivo. Dessa forma, todos os stakeholders da marca serão valorizados, incluindo as cooperativas, uma ponta do trabalho extremamente valorizado pela empresa”, explica o diretor industrial da Lar Plásticos, Leonardo Marino.

Segundo Marino, as perspectivas para o futuro da plataforma são positivas e visam a consolidação do circuito de reciclagem, ainda pouco explorado no país. Ele explica que os esforços da Lar Plásticos para uma atuação mais consistente no Brasil geraram importantes avanços para a empresa nos últimos anos. Em 2022, por exemplo, a companhia chegou à Região Nordeste com duas novas filiais em Pernambuco e Bahia e também firmou sua presença no estado do Rio de Janeiro.

Neste ano, a Lar Plásticos abriu uma filial em Fortaleza (CE) e já projeta expandir sua atuação em outros estados brasileiros. A presença da organização nas capitais e municípios, promove o incentivo à reciclagem, valorização e geração de empregos no setor, além, é claro, do atendimento às demandas de coleta seletiva e urbana locais.

COMENTÁRIOS